Conferência Regional da FAO debate impacto da Covid-19 em África de 26 a 28 de Outubro

A 31ª Conferência Regional da FAO para a África acontece entre esta segunda-feira, 26, e próxima quarta-feira sob os auspícios do Governo do Zimbabwe, tendo como lema “Inovação e forte colaboração para combater os impactos do COVID-19 em África”.

De acordo com o comunicado de imprensa a que a Inforpress teve acesso, a pandemia da covid-19 lançou uma “forte” luz sobre as desigualdades e vulnerabilidades existentes em África e desencadeou desafios sem precedentes aos sistemas alimentares do continente, apesar da luta dos agricultores, independentemente da sua dimensão, para continuar a produzir e distribuir alimentos para todos.

Mesmo antes da pandemia, a fome já estava a aumentar no continente, avançou a fonte salientando que “nestes tempos de incerteza, precisamos promover a inovação, a solidariedade, a coerência e uma sólida parceria entre e dentro dos países africanos”.

É neste sentido, realçou a nota, que a Organização da Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) está a reunir os seus membros africanos, de Angola ao Zimbabué, bem como representantes de organizações parceiras, do sector privado, da sociedade civil e de outras partes interessadas para a 31ª Sessão da Conferência Regional da FAO para a África.

O objectivo é, segundo a fonte, discutir as questões prioritárias que importam para a alimentação e agricultura no continente, “à medida que nos aproximamos rapidamente dos prazos para alcançar o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 2 (Fome Zero) até 2030 e as metas de Malabo da União Africana sobre segurança alimentar e nutrição até 2025”, destacou.

“Urgência e colaboração extraordinária devem caracterizar as discussões. Acções ousadas devem ser tomadas agora. De acordo com a edição de 2020 do Estado da Segurança Alimentar e Nutricional no Mundo, África tem a maior prevalência de desnutrição (19,1%) – mais do dobro da média global (8,9%) – e o aumento mais rápido do número de pessoas com fome em comparação com outras regiões”, elucida a nota.

Entretanto, a mesma fonte avança ainda que, por causa da COVID-19, a subnutrição em África poderá aumentar até 40 milhões de pessoas em 2020, realçando que nalguns países, o custo de dietas saudáveis é entre 4 a 7 vezes superior ao gasto médio com alimentos.

Conforme a fonte, a FAO estima que os doadores e os países parceiros afectados devem duplicar os seus investimentos até 2030 para impulsionar o progresso no sentido de acabar com a fome, que está além da capacidade dos orçamentos nacionais e da ajuda internacional.

“Para apoiar os países a enfrentar os efeitos socioeconómicos nefastos da pandemia, a FAO lançou recentemente um holístico e abrangente Programa de Resposta e recuperação da covid-19 para garantir, através de uma resposta global ágil e coordenada, o acesso de todos a uma alimentação nutritiva, mobilizando todas as formas de recursos e parcerias a nível nacional, regional e mundial”, lê-se no documento.

“Por outro lado, com a nossa iniciativa Hand-in-Hand (de mãos dadas), estamos ajudando a identificar os principais estrangulamentos e oportunidades de inovação, de investimento e de mudança institucional”, disse a fonte apontando que em África a Iniciativa está a ser implementada no Burkina Faso, Cabo Verde, Etiópia, Gabão, Guiné-Bissau, Mali, Níger, Nigéria, Ruanda e Zimbabué “e estamos trabalhando para juntar mais países com novos parceiros”, reforçou.

“A 31ª sessão da Conferência Regional da FAO para a África é uma ocasião histórica para galvanizar todos os esforços e garantir acções para superar os impactos da COVID-19. Ação que se baseia em novas ideias, novas parcerias e novos métodos de trabalho, acção que é urgentemente necessária em todo o continente, para melhorar a produção, a nutrição e o meio ambiente, e garantir uma vida melhor” enfatiza, concluindo, a fonte.

 

 

 

FONTE: INFORPRESS

 

Categoria:Noticias