Santo Antão: Falta de mão-de-obra especializada condiciona andamento das obras da estrada Esponjeiro/Lagoa

A ministra das Infra-estruturas, Ordenamento do Território e Habitação, Eunice Silva, justificou, esta terça-feira, algum atraso nas obras de construção da estrada Esponjeiro/Lagoa, no Planalto Leste, com a falta de mão-de-obra especializada.

Calceteiros, pedreiros e produtores de paralelos, para o calcetamento dessa estrada, são alguns dos operários cuja falta é sentida pela empresa construtora, segundo a ministra.

Eunice Silva dedicou o dia às obras em curso nos concelhos da Ribeira Grande e do Paul, com visita, também, às obras da estrada Chã de Igreja/Cruzinha, de quatro quilómetros de extensão e financiado pelo Programa de Requalificação, Reabilitação e Acessibilidades (PRRA) em cerca de 183 mil contos.

A estrada de penetração no vale de Figueiral do Paul, com um quilómetro e meio de extensão, igualmente financiado pelo PRRA, em cerca de 120 mil contos, também recebeu a visita da ministra Eunice Silva que, em declarações aos jornalistas, disse que essa “é uma das obras mais complexas que este Governo está a fazer”, juntamente com Fragata (São Nicolau) e Piorno (ilha do Fogo).

No entender de Eunice Silva, a construção dessas obras justifica-se, apesar da complexidade, tendo em conta que são localidades muito ricas, tanto do ponto de vista da produção como do ponto de vista do potencial turístico.

A requalificação urbana da cidade da Ponta do Sol agradou à ministra que considerou que essa urbe está a ficar “uma cidade muito bonita, arrumada e planeada” e destacou, igualmente, o projecto “cidades coloridas” já implementado nos bairros de Praia de Gi e de Tarafes, no concelho do Paul, cujas casas foram pintadas no exterior dando “um visual diferente a essas localidades”.

Cidades coloridas é um projecto, orçado em pouco mais de 110 mil contos, que abrange todas as ilhas de Cabo Verde, num total de cerca de três mil casas, identificadas em 25 bairros, a maioria na ilha de Santiago (norte e sul), nomeadamente em Achada Mato, cidade da Praia, onde os trabalhos começaram recentemente.

Segundo Eunice Silva, todas as obras visitadas durante a sua estada na ilha de Santo Antão têm conclusão prevista para o primeiro trimestre de 2021 e representam um investimento que ronda um milhão e meio de contos, apenas para as obras geridas directamente pelo Governo, mas a governante disse que há outras obras financiadas pelo Governo mas implementadas pelas câmaras municipais.

 

 

 

 

FONTE: INFORPRESS

Categoria:Noticias