Uni-CV celebra 14º aniversário com realização de sessão solene de homenagem a parceiros

A reitoria da Universidade de Cabo Verde (Uni-CV) promove hoje uma sessão solene para celebrar o 14º aniversário da instituição educativa com uma cerimónia de homenagem a todos os seus parceiros estratégicos internacionais e colaboradores internos.

Em declarações à Inforpress, a reitora da Universidade de Cabo Verde, Judite Nascimento, disse que as actividades comemorativas habituais que anualmente são realizadas no dia 21, dia da Uni-CV, estão condicionadas, este ano, tendo em conta o contexto da pandemia da covid-19.

“Tendo em conta o contexto da pandemia do novo coronavírus, teremos uma sessão com número de pessoas reduzidas, mas teremos também a transmissão do evento no formato online para que todos possam testemunhar o momento da nossa universidade”, afirmou, salientando, no entanto, que a data permanece “importante e marca um momento simbólico” para toda a comunidade educativa, apesar da actual situação.

Segundo a reitora, o dia será marcado com uma cerimónia de homenagem aos parceiros estratégicos nacionais e internacionais e aos colaboradores internos, que, por sua vez, colaboraram na implementação e garantia na eficácia do plano de contingência.

Revelou, por outro lado, que não obstante o contexto da pandemia do novo coronavírus, a Uni-CV conseguiu ultrapassar a meta traçada de atingir a cifra de inscrição de mil alunos, tendo conseguido matricular 1.130 novos alunos

Passados 14 anos de existência, segundo Judite Nascimento, o balanço do percurso da Uni-CV é “extremamente positivo”, salientando que nesse período a referida instituição conseguiu criar toda a estrutura orgânica e montar as unidades orgânicas de formação, ensino e investigação.

Salientou “os ganhos alcançados” ao longo dos anos, com destaque para a sua democratização, o que, reforçou, tem permitido à Uni-CV caminhar para a sua maturidade e tornar-se assim num espaço de ensino superior “de referência e de confiança”.

“A Universidade de Cabo Verde tem um projecto que responde a três grandes desafios, o primeiro de resposta à própria visão pedagógica da universidade, à resposta às demandas do Estado e o terceiro responde directamente à demanda do sector privado, da sociedade civil”, indicou.

Apontou as vertentes do ensino, da investigação e da extensão universitária como “grandes pilares” da Uni-CV, realçando que este ano foi possível promover uma “reestruturação global” do sector da investigação, com a construção de um ecossistema de investigação que permite organizar e sistematizar o sistema do referido sector.

O dia da Uni-CV foi formalmente instituído a 20 de Novembro de 2006, por meio do decreto-lei 53/2006.

As suas raízes, contudo, remontam a 1979 e a uma combinação de experiências formativas em áreas ligadas às Ciências da Educação, Engenharias e Administração e Gestão, que viriam a federar-se na futura Uni-CV.

 

 

 

 

 

FONTE: INFORPRESS

Categoria:Noticias