Mais 98 infetados e ilha do Fogo com 63 novos casos positivos passa ser foco da doença
Em comunicado citado pela Lusa, o ministério referiu que os laboratórios de virologia do arquipélago processaram 532 amostras desde segunda-feira e cinco deram resultado positivo para o novo coronavírus no concelho da Praia, capital do país, que até agora era o principal foco da pandemia em Cabo Verde, tendo atualmente 128 casos ativos.
Pela primeira vez em várias semanas, nenhum outro concelho da ilha de Santiago registou casos positivos de covid-19 nas últimas 24 horas.
Foram ainda diagnosticados 24 novos casos positivos da doença na ilha de São Vicente.
Segundo ainda a Lusa, a ilha do Fogo passou a ser o principal foco da doença em Cabo Verde, ao diagnosticar 63 novos casos no concelho de São Filipe e seis nos Mosteiros.
Naquela ilha, passam a estar ativos casos nos concelhos de São Filipe (188), Mosteiros (15) e Santa Catarina (06).
Nas últimas 24 horas ainda foram dados como recuperados da doença 42 casos em todo o arquipélago, mantendo-se o total acumulado de mortes por complicações associadas à covid-19 em 104.
Cantablizando os dados de hoje, Cabo Verde passa assim a contar com um acumulado de 10.400 casos da doença desde 19 de março, quando foi diagnosticado o primeiro doente com a covid-19 no arquipélago, distribuídos por todos os 22 municípios das nove ilhas habitadas do arquipélago, segundo as estatisticas do Ministério da Saúde.
O arquipélago conta atualmente com 460 casos ativos da doença e 9.833 recuperados, enquanto dois infetados, estrangeiros, foram transferidos para os países de origem, escreve a Lusa.
A pandemia de covid-19 provocou pelo menos 1.397.322 mortos resultantes de mais de 59,2 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.
A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.