Ainda para este ano: Trabalhadores do BCA cogitam greve nacional

Os trabalhadores do Banco Comercial do Atlântico (BCA) estão a pensar agendar uma greve nacional, ainda para este ano, para reivindicar questões relacionadas com o salário e o pagamento de subsídios.

O presidente do STIF (Sindicato dos Trabalhadores das Instituições Financeiras de Cabo Verde), Aníbal Borges – em Comunicado remetido à Imprensa -, explicou que em causa está o não-pagamento do prémio de produtividade sobre os resultados de 2019 e aprovado pela Assembleia-Geral.

 Na origem desta possibilidade está, também, o congelamento salarial, desde o ano de 2015, a suspensão da moratória sobre os créditos pela Comissão Executiva anterior e o corte de “alguns direitos dos trabalhadores do sistema privativo”, no que toca aos cuidados de Saúde.

O sindicalista recorda, ainda, que a Administração do BCA “não cumpriu, integralmente, o Acórdão do Tribunal de Relação de Sotavento, em relação ao processo ganho pelo STIF, em representação dos trabalhadores afectos ao Fundo Privativo de Pensões”.


Apesar de cogitar uma greve geral para, ainda durante o mês de Dezembro, o Sindicato não avança uma data concreta, nem se está  aberta a negociações com Banco.


Categoria:Noticias