Cabo Verde distinguido pela ONU como “país campeão em Africa” na área da igualdade e combate à VBG

Cabo Verde foi recentemente distinguido pelas Nações Unidas como “um país campeão em Africa” na área da igualdade de género e combate à Violência Baseada no Género (VBG).

“Ser considerado pelas Nações Unidas, particularmente pela ONU Mulheres, como “um país campeão em Africa” na área da igualdade de género e combate à violência é um grande privilégio”, diz Rosana Almeida, Presidente do Instituto Cabo-verdiano para a Igualdade de Género (ICIEG) em reacção à destinção da ONU que também abrange países como Senegal, Nigéria e Cote D’Ivoire.

Segundo Rosana Almeida, a “bandeira da transversalização da temática da igualdade de género” e a sua assumpção por parte das instutuições cabo-verdianas, foi o aspecto que mais influenciou na decisão das Nações Unidas em distinguir Cabo Verde Cabo Verde como “país campeão da igualdade de género em África”.

Entre os factores que também estão na base desta distinção a Cabo Verde, as Nações Unidas destacam ainda a “estratégia montada pelo arquipélago para evitar retrocessos em algumas conquistas alcançadas até agora na área de igualdade de género e que fez com que a VBG não disparasse como noutros países africanos”.


Das acções implementadas pelo ICIEG e seus parceiros, as Nações Unidas tiveram ainda em consideração a montagem de infraestruturas de apoio e acolhimento às vítimas da VBG, a comunicação a favor de uma cultura de tolerância, a divisão de tarefas no lar, a linha SMS 100, máskara 19, o envolvimento da comunicação neste processo e a aposta em novas masculinidades.


Categoria:Noticias