Primeiro-ministro cancela agenda devido ao sucedido com presidente da câmara de Santa Catarina

Cidade da Praia – O primeiro-ministro cancelou a sua agenda para hoje devido ao sucedido com o presidente da Câmara Municipal de Santa Catarina, José Alves Fernandes, que se encontra em estado crítico no Hospital Agostinho Neto.

Ulisses Correia e Silva devia, hoje, dar seguimento a uma visita ao município do Tarrafal de Santiago e à tarde presidir, juntamente com o autarca José Alves Fernandes, ao acto de inauguração da obra de electrificação em Poilão de Engenhos, no município de Santa Catarina.

Em comunicado, o primeiro-ministro adiantou que acompanha com “sentimento de tristeza e com pensamento positivo” o desenrolar do quadro reservado do presidente da câmara de Santa Catarina e manifesta solidariedade e o apoio do Governo à família, aos amigos e colegas de trabalho nesta “hora difícil e momento de sofrimento”.

José Alves Fernandes foi encontrado com tiro na cabeça, madrugada de hoje na varanda da sua residência, um primeiro andar em Assomada.

De acordo com uma nota da autarquia, após o ocorrido, “de imediato”, o autarca foi conduzido ao Hospital Regional de Santiago Norte, para os primeiros procedimentos médicos e de seguida foi transferido para o Hospital Agostinho Neto, na Cidade da Praia.

Beto encontra-se internado em estado crítico e correndo risco de vida, conforme adiantou em conferência de imprensa no início da tarde, o director clínico do Hospital Agostinho Neto, Victor Costa.

Segundo o médico, o autarca sofreu uma lesão por arma de fogo na região temporal esquerda, que lhe provocou “traumatismo crânio encefálico grave” e pelos sinais observados, afirma que tudo indica que o “teria sido feito a muita curta distância”.

Os serviços hospitalares, avançou o director, estão a trabalhar no sentido de “reverter esta situação muito preocupante”. Já no período da manhã face à natureza da lesão, foram feitos todos os exames necessários que confirmaram a gravidade da situação e um prognóstico “muito reservado”.

Numa primeira reacção a Polícia Judiciária (PJ) indicou que “tudo apontava tratar-se de uma tentativa de suicídio”.  Entretanto, adianta que as investigações vão continuar até o esclarecimento cabal do caso.

José Alves Fernandes, que é também conhecido como Beto Alves, é presidente da Câmara Municipal de Santa Catarina desde 2016, tendo renovado o mandato nas últimas eleições de 25 de Outubro, liderando as listas do Movimento para Democracia (MpD).

Inforpress

 

Categoria:Noticias