Dia dos Heróis Nacionais assinalado com 9a edição da marcha “Kabral Unifikador di Povu”


O Dia dos Heróis Nacional, celebrado a 20 de Janeiro, vai ser assinalado com a realização da 9a edição da marcha “Kabral Unifikador di Povu”, na cidade da Praia.


Trata-se de uma iniciativa do Movimento “Korenti di Ativista Rizistensia i Liberdadi” que desde 2013 celebra o dia do Heróis Nacionais com uma marcha cultural.


“A mesma procura manter vivo na memória da juventude cabo-verdiana o enorme sacrifício realizado por Amílcar Cabral e seus companheiros na luta pela independência de Cabo Verde, da Guiné-Bissau e de toda a África. Nesse dia não só celebramos os nossos ancestrais tombados na luta pela total independência do povo Africano como também aproveitamos para refletir sobre os novos desafios à luta contínua do nosso povo pelo direito supremo à dignidade, à justiça e ao bem-estar”.


Este ano o lema é “Pensa ku bu kabesa”, que, segundo o movimento, realça a importância e a nobre missão de todos os Africanos de se livrarem das “garras” da alienação imperalista, tomando assim, decisoes baseadas em análises concretas de realidades concretas ou seja, pensar com as suas próprias cabeças, assim como Amílcar Cabral o dissera.

Para este ano, para além da população no geral, o movimento prevê a participação das comunidades Rabeladu de Spinhu Branku, Batukadera di Txada Grandi Frenti, Grupu Afro Abel Djassi, Tabanka Grandi, Batukada de Txada Grandi, Grupo Abadá Capoeira,Afuraka, entre outros.

O itinerário da marcha terá como ponto de largada a Praça Alexandre Albuquerque, subindo Avenida Amílcar Cabral até ao semáforo da Fazenda onde voltaremos à esquerda até a rotunda da Nova Apostólica, para descer a Avenida Cidade de Lisboa passando pelo Sucupira até ao Memorial entrando pelo acesso em frente ao Auditório Jorge Barbosa.


Categoria:Noticias