Alex Saab colocado em prisão domiciliar num condomínio no Sal rodeado de forças de segurança
Conforme reporta a RCV, Alex Saab foi libertado da cadeia civil da Terra Boa por volta das 18 horas desta segunda-feira, acompanhado por um forte aparato de agentes de segurança e autoridades judiciais. Foi levado, em viatura escoltada por agentes de segurança, até à zona sul da ilha do Sal, onde foi colocado num grande condomínio fechado, rodeado por um destacamento de militares e agentes da polícia. Ali vai ficar em prisão domiciliar, até que seja decidido sobre a sua extradição ou não para os Estados Unidos da América.
Segundo o Ministério Público, Alex Saab foi colocado em prisão domiciliar, por ter ultrapassado o período legal de prisão preventiva, conforme tinha decidido o Tribunal de Relação de Barlavento.
A Defesa chegou a questionar o atraso na soltura do Enviado Especial e Embaixador da Venezuela e o incumprimento por parte de Cabo Verde do Acórdão do Tribunal da CEDEAO, que ordenou a sua libertação.
O caso já fez correr muita tinta e começou com a prisão de Saab em Julho deste ano, quando fez uma escala na sua avioneta particular no Aeroporto Internacional Amílcar Cabral para o abastecimento – foi transferido por poucos dias para a Cadeia Central de Ribeirinha em São Vicente, tendo voltado à cadeia de Terra Boa no Sal, onde esteve encarcerado até a tarde desta segundafeira,25 de Janeiro.
Resta agora esperar pelos próximos desenvolvimentos deste caso que está a criar problemas diplomáticos a Cabo Verde, evolvendo os EUA e a Venezuela, com repercuões nas relações com alguns parceiros/potências mundiais como a Rússia e a China.