Praia colhe encontro entre as ilhas de Madeira, Açores e Canárias para apresentação de projectos
O Ministro dos Negócios Estrangeiros e Comunidades, Luís Filipe Tavares, preside, quarta-feira, 28 de junho, a cerimónia de abertura da jornada de apresentação dos projectos aprovados na 1ª convocatória MAC (Madeira, Açores e Canárias) 2014/2020. O Programa MAC 2014 -2020 tem como suporte político a cooperação Cabo Verde /União Europeia e se enquadra no Pilar “Integração Regional.
Esta cooperação engloba as regiões ultraperiféricas (RUP) da Madeira, Açores e Canárias e os países terceiros geograficamente próximos. Cabo Verde, Senegal e Mauritânia, cuja participação deve chegar aos 30 % do valor global do Orçamento. O programa foi aprovado pela Comissão Europeia em Julho de 2015, contando um orçamento de 130 milhões de Euros (sendo 85 % financiado pelo FEDER).
Conforme o Palácio da Várzea, trata-se de um programa de co-desenvolvimento que ajuda Cabo Verde na integração na Macaronésia, espaço natural de pertença e no aprofundamento das relações com as regiões ultra-periféricas da UE (Madeira, Açores e Canárias).
Os grandes domínios de intervenção ou objectivos temáticos são: o reforço da investigação, o desenvolvimento tecnológico e a inovação; a melhoria a competitividade das PME; promover a adaptação às alterações climáticas e a prevenção e gestão de riscos; conservar e proteger o ambiente e promover a eficiência dos recursos; reforçar a capacidade institucional e a eficiência na Administração Pública.