Cabo Verde Connect suspende voos entre Cabo Verde e Lisboa, mas mantém Praia-Boston
A Cabo Verde Connect Services (CVCS) suspende a partir do próximo dia 8 deste mês, todos os voos entre Cabo Verde e Lisboa (Portugal), mas vai manter a ligação de Praia-Boston, conforme avançou ao A NAÇÃO online, o director-geral da empresa, Mário Almeida. Em causa o fecho das fronteiras em Portugal.
Segundo essa fonte, tendo em conta as novas restrições do Estado de Emergência, decretado em Portugal, através do Decreto Lei 3-D/2021 de 29 Janeiro, “estão proibidos voos comerciais de e para Portugal, ou seja, só é permitido voos essenciais que têm de ser solicitados de forma diferente”, nesse contexto, Mário Almeida explica que a CVCS “tomou a decisão de suspender os voos de 8 Fevereiro até 14 Março, altura em que acreditamos que Portugal já terá ultrapassado essa fase”.
Porém, Mário Almeida avança que, para já, os voos de Boston (EUA), “tendo em conta que os passageiros fazem escala em Ponta Delgada (Açores), sem entrar no país (Portugal) , não foram suspensos porque pensamos que está de acordo com o previsto no Decreto Lei 3-D/2021”.
Os bilhetes dos voos suspensos, assegura Mário Almeida, serão reembolsados a 100%, ou os passageiros podem remarcar as suas viagens sem qualquer custo adicional, devendo para isso contatar as respectivas agências de viagens.
De recordar que a CVCS, realizou o primeiro voo a 2 de Dezembro, entre Praia – Lisboa, funcionando como um “operador turístico”, tendo firmado um acordo com a companhia açoriana SATA, para operar os voos, enquanto a CVCS está encarregue da venda das passagens. Posteriormente, começaram depois a ligar também São Vicente e Sal a Lisboa e a operar, através da SATA, entre Praia e Boston, com escala em Ponta Delgada, nos Açores.
O voo Praia – Paris, operado também pela empresa, tinha sido suspenso há duas semanas, quando Paris anunciou recolher obrigatório às 18 horas e possibilidade de quarentena à chegada. Depois acabaram por só autorizar voos essenciais com fortes restrições para voos fora da Europa, tendo então a CVCS optado pela suspensão.
A retoma está agora assim condicionada ao desenrolar da situação da pandemia na Europa, especialmente no que toca às restrições fronteiriças em Portugal e Paris.
Cabo Verde continuará a ter contudo ligações com Lisboa, através dos voos essenciais realizados pela TAP.
A CVCS não prevê para já a realização de voos essenciais entre Lisboa e Cabo Verde, mas garante que tem um avião disponível para isso, caso venha a ser necessário.