Primeiro-ministro anuncia dessalinizadora de 25 metros cúbicos/dia para Monte Trigo - Porto Novo
Porto Novo, 07 Fev (Inforpress) – A aldeia piscatória do Monte Trigo, no interior do município do Porto Novo, em Santo Antão, vai receber ainda este ano uma dessalinizadora com capacidade de produção de 25 metros cúbicos de água por dia.
O anunciou foi feito hoje pelo primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, que adiantou que o ministro da Indústria, Comércio e Energia, Alexandre Monteiro, vai estar, na sexta-feira, 12, no concelho do Porto Novo para discutir com os responsáveis este projecto, que visa atender ao problema de qualidade de água para consumo em Monte Trigo.
“Em Monte Trigo, há uma coisa que precisa ser resolvida, o problema de qualidade de água para consumo, que afecta a saúde da população”, adiantou o chefe do Governo, que se deslocou a Santo Antão para a inauguração da estrada de acesso a Tarrafal de Monte Trigo.
Conforme o primeiro-ministro, a unidade de dessalinização da água do mar funcionará com base em energia solar para resolver, de forma sustentável, este “problema de saúde pública”, na localidade.
Monte Trigo, onde residem 75 famílias, abastece-se de uma água proveniente de uma nascente, que apresenta níveis de flúor acima do normal, causando problemas de saúde à população, designadamente a nível dos ossos e dentes.
Esta preocupação tem sido, constantemente, colocada pelos moradores à Câmara Municipal do Porto Novo, que já tinha admitido a possibilidade de avançar com o projecto de dessalinização de água do mar nessa zona piscatória.
A autarquia instalou, em 2015, em Monte Trigo, em parceria com a associação dos Amigos de Monte Trigo, na Alemanha, um sistema de filtragem da água, cuja qualidade continua, todavia, a constituir uma inquietação para a comunidade.
Ainda para Monte Trigo, Ulisses Correia e Silva descartou a construção de uma estrada de acesso à essa zona isolada, reclamada pelos moradores, mas assegurou que o Governo pretende construir no local um desembarcadouro para atenuar as dificuldades decorrentes do isolamento.