Cabo Verde deve receber primeiras vacinas em Março” – Director Nacional da Saúde


Cidade da Praia, 08 Fev (Inforpress) – O director nacional da Saúde, Jorge Noel Barreto, disse hoje que Cabo Verde poderá receber as primeiras vacinas da Pfizer no início do Março, mas há um processo de logística antes do início da vacinação.

Jorge Noel Barreto fez esta afirmação durante a conferência para analisar a situação epidemiológica do País.

Na ocasião explicou que cerca de cinco mil vacinas já estão atribuídas a Cabo Verde para, numa primeira fase, se iniciar a vacinação ao pessoal que trabalha na Saúde.

“Estamos em preparação para receber as vacinas e contamos tê-las no início do mês de Março”, indicou.

Segundo o responsável, com a chegada das vacinas haverá todo o processo de formações que serão necessárias e preparar a logística de distribuição.

“A vacina da Pfizer tem que ficar armazenada por longos períodos em temperaturas bastante negativas, mas, há um período que podemos armazená-las em temperaturas positivas de dois a oito graus, em cinco dias”, esclareceu.

Segundo o director nacional da Saúde, é preciso estar devidamente preparado e organizado em termos logísticos para que, ao retirar a vacina da temperatura muito fria, ela seja utilizada da forma como tem sido recomendada, o que poderá levar a que a vacinação seja feita por sítios.

O director nacional da Saúde anunciou hoje mais uma vítima mortal provocada pela covid-19 no arquipélago, no mesmo dia em que foram anunciadas 28 novas infecções, pelo que o País passa a contabilizar 14.451 casos positivos acumulados.

De acordo com o boletim epidemiológico, a vítima mortal foi registada no concelho de São Miguel, enquanto os 43 novos casos foram confirmados na Cidade da Praia (02), São Domingos (01), São Miguel (08), São Vicente (10), Tarrafal de São Nicolau (04) e Boa Vista (01).

Com estes dados, o País passa a contabilizar 459 casos activos, 13.851 casos recuperados, 136 óbitos, três óbitos por outras causas e dois transferidos, perfazendo um total de 14.451 casos positivos acumulados.

O Ministério da Saúde e da Segurança Social reforça o apelo para que as pessoas cumpram o distanciamento social, usem máscara e pratiquem a higiene das mãos e demais recomendações das autoridades sanitárias, para evitar a propagação da covid-19.

HR/HF

Inforpress/Fim


Categoria:Noticias