São Vicente: "Injustiça" força Sindep a convocar marcha de protesto neste Sábado
Segundo apurou este jornal, a concentração dos docentes de São Vicente acontece às 15h30, na Praça Dom Luís, tendo como lema “Por uma classe unida e dígna”. Às 16 horas os manifestantes partem para uma marcha ordeira e cívica até a delegação escolar, isto depois de percorrerem as principais artérias da cidade do Mindelo, respeitando todas as recomendações sanitárias no âmbito da luta contra a pandemia de Covid-19.
Em declarações ao Asemanaonline, o líder do Sindep em São Vicente, Nelson Cardoso, salienta que o sentimento da classe é de “injustiça” face à não resolução dos seus problemas. Aponta as várias promessas feitas pelo governo desde 2016, que até ao momento praticamente nunca foram concretizadas.
O dirigente sindical relembra ainda que fizeram uma calendarização para a resolução dos pendentes, que começou a ser cumprido em 2017/18. «A partir de 2018, o governo e o Ministério da Educação começaram a falhar», salienta.
Para a mesma fonte, os professores estão a ser alvos de “abuso, intimidação, pressão, e até de perseguição em algumas escolas da ilha, por parte do Governo, através dos dirigentes do Ministério da Educação.”
Diante de tudo isto, o sindicato dos professores exige “aumento e reajuste salarial, uma atenção especial à sobrecarga de trabalho dos professores e reivindica a nomeação definitiva, no quadro profissional do ME, de todos os professores com requisitos e tempo de serviço exigidos”.
Segundo Nelson Cardoso, o objetivo da manifestarão de protesto deste sábado é sobretudo chamar a atenção do governo e do Ministério da Educação para os processo pendentes, expressar o seu descontentamento perante essa situação, relembrar as reivindicações da classe e dos compromissos que assumiram e não cumpriram com os professores.
O secretário permanente do Sindep no Mindelo critica que, muitas vezes, o governo tem tomado decisões importantes sem auscultar os professores e seus legítimos representantes sindicais.
Questionado sobre a perspectiva da adesão dos professores à referida manifestação de protesto, Cardoso responde que está a ser muito boa. “Há várias escolas, cuja participação vai ser 100%. Pensamos ter uma boa jornada de luta sindical no sábado, porque o importante é lutar com aqueles que estão a sentir injustiçados pela forma como o Ministério da Educação vem tratando os professores», critica o líder do Sindep em São Vicente, apelando aos professores para participarem ativamente nessa marcha de protesto, cuja concentração está prevista para acontecer às 15H30, na Praça Dom Luís.