Donald Trump acusado de incitar à violência contra jornalistas
Presidente partilhou vídeo falso em que aparece a socar homem com logótipo da CNN no lugar da cabeça. Canal não gostou
A guerra de Donald Trump contra alguns meios de comunicação social, os quais acusa de divulgarem fake news (notícias falsas), teve ontem um novo capítulo quando o presidente dos Estados Unidos tweetou um vídeo falso em que surge a socar repetidamente um homem que tem no lugar da cabeça um logótipo da CNN, a quem chama de #FraudeNotíciasCNN #FNN. "É um dia triste quando o presidente dos Estados Unidos encoraja à violência contra jornalistas", respondeu o canal de televisão.
O vídeo ontem partilhado pelo presidente parece ser uma versão alterada de uma aparição de Trump, em 2007, numa ação de promoção da World Wrestling Entertainment e na qual o republicano "derruba" o presidente da WWE, Vince McMahon. Na versão de ontem, a cara de McMahon foi coberta pela imagem de marca da CNN e no final surge um logótipo, muito semelhante ao do canal, a dizer "FNN - Fraud News Network".
Na semana passada, os destinos da CNN e de Trump já se haviam cruzado, mas por motivos diferentes. Três jornalistas do canal demitiram-se depois de verem recusada e apagada uma notícia que alegava que um assessor do presidente estava sob investigação por alegadas ligações à Rússia.