Cabo Verde regista mais um morto em Santiago e 24 novos infetados
No ponto de situação da covid-19 em Cabo Verde, o diretor nacional da Saúde, Jorge Noel Barreto, informou, segundo a Lusa, que foram analisadas 352 amostras desde domingo, das quais 24 deram resultado positivo.
Os novos casos foram diagnosticados na Praia (10), São Miguel (01), Paul (03), São Vicente (07) e Tarrafal de São Nicolau (03).
Conforme o comunicado do governo, o país registou mais uma morte provocada pela covid-19, um homem de 68 anos em São Miguel, interior da ilha de Santiago.
Jorge Barreto informou que após revisão dos dados, um óbito que antes tinha como causa a covid-19, as autoridades chegaram à conclusão que tinha sido por outras causas.
Assim, o país tem neste momento 144 mortes provocadas pela covid-19, e não 145, explicou o diretor nacional de Saúde.
O diretor nacional de Saúde avançou ainda que foram registados 21 casos suspeitos, há 333 pessoas em quarentena à espera dos resultados dos inquéritos epidemiológicos e 17 pessoas internadas nos hospitais do país.
De acordo ainda com a Lusa, nas últimas 24 horas, as autoridades de saúde de Cabo Verde deram alta a mais 43 pessoas, passando a ter um total de 14.581 casos considerados recuperados, representando 96,7% dos casos até agora contabilizados no arquipélago, que são 15.072.
Neste momento, Cabo Verde tem 338 pessoas em isolamento, ou seja casos ativos, que representam 2,2% do total de infetados já contabilizados no país.
Na conferência de imprensa, o diretor nacional de Saúde voltou a apelar ao reforço das medidas de prevenção, como uso de máscaras e distanciamento, para evitar eventual descontrolo da situação, bem como os casos graves e as mortes, refere a Lusa.
A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 2.461.254 mortos no mundo, resultantes de mais de 111 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.
A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.