Cabo Verde regista um decréscimo no Índice de Preços dos Produtos Importados


De acordo com o Relatório, recentemente divulgado pelo Instituto Nacional de Estatísticas de Cabo Verde (INECV), Cabo Verde registou em Dezembro de 2020, um Índice de Preços da Importação na ordem dos 90,8, tendo um decréscimo de 1,0% relativamente ao mês anterior. Os índices subjacente e volátil na importação registaram decréscimos de 1,1% e 0,8%, respetivamente face ao mês anterior.

Ainda segundo a mesma fonte, o aumento dos preços ocorreu na categoria de grupo “Bens Intermédios” (3,6%), devido essencialmente à subida dos preços de “produtos transformados para a construção” (4,9%).

Enquanto que as diminuições dos preços ocorreram nas categorias de grupos “Bens de Consumo” (-1,2%), que se justifica pela descida de preços de “produtos alimentares primários (-1,7%) “Bens de capital” (-4,8), que se justifica pela descida de preços de “máquinas” (-6,5%) e “Combustíveis” (-2,2%), motivado pela descida da única subcategoria denominada “Combustíveis” (-2,2%).

Termos homólogos

O estudo revela que o Índice de Preços da Importação diminuiu 12,9%, relativamente ao mês de Dezembro de 2019. Comparativamente ao mês de dezembro 2019, os índices subjacente e volátil na importação, registaram decréscimos de 13,5% e de 11,1% respetivamente.

Índices de Preços da Exportação

Dados do INECV apontam que no mês de Dezembro de 2020, o Índice de Preços nas Exportações situou-se em 99,2, correspondendo a um decréscimo de 0,2%, face ao mês anterior. Neste mesmo período, os índices subjacente e volátil na exportação registaram decréscimos de 0,1% e 0,6%, respetivamente, face ao mês anterior.

Variação homóloga

Em dezembro de 2020, a taxa de variação homóloga do índice de preço das exportações situou-se em -2,0%. Comparativamente ao mês de dezembro de 2019, os índices subjacente e volátil na exportação registaram decréscimos de 0,3% e 6,2%, respetivamente.

Índices de Termos de Troca

De salientar que, conforme o estudo, no mês de Dezembro de 2020, registou-se um aumento de 0,8% nos Índices de Termos de Troca (ITT), comparativamente ao mês anterior. “Em termos homólogos, o Índice de Termos de Troca (ITT) situou-se em 109,3 com uma taxa de variação homóloga positiva de 12,7%”, indica o estudo do INE-CV.


Categoria:Noticias