Legislativas 2021/Santiago Norte: Janira Hopffer Almada optimista, cabeça-de-lista pede maioria para PAICV governar com estabilidade
«Hoje vivemos um dia muito especial, pois foi um lindo momento em que Santiago Norte conheceu a Lista que, juntamente com o Povo, de coração e mãos juntos, vão construir um futuro melhor, com maior transparência, oportunidades, igualdade e inclusão, para esta região tão importante para o futuro do nosso país», destacou na sua página de facebook a líder do maior partido da oposição democrática.
Janira Hopfer Almada partilhou as imagens (ver nesta peça) que espelham o momento de carinho e presença dos presentes, realçando a lista jovem engajada do seu partido no processo de desenvolvimento de Cabo Verde. «Pessoalmente descrevo esta Lista como jovem, engajada e com muita vontade de construir um Cabo Verde para Todos».
Na sua comunicação durante a cerimónia, Janira Hopffer Almada reiterou, segundo a Inforpress, que os compromissos prometidos aos cabo-verdianos pelo Governo do MpD em 2016 “não foram compridos”. Por isso, disse entender que “há necessidade de mudanças” para que haja “um Cabo Verde para todos, e não para um pequeno grupo”.
No caso de Santiago Norte, perguntou, conforme a mesma fonte, onde está o cais de pesca de Ribeira da Barca, o parque tecnológico e agro-pecuária, a via rápida Tarrafal/Calheta/Praia, e quais são os “sinais” do Governo a nível da agricultura e dos outros sectores do desenvolvimento.
Região abandonada e nova maioria no dia 18 de Abril
Já o cabeça-de -lista do PAICV por Santiago Norte, nas eleições de 18 de Abril, apelou, neste domingo, a uma vitória com a maioria dos mandatos para que possam ser Governo e colocar a região na senda do desenvolvimento.
Segundo a Inforpress, João Baptista Pereira falava à imprensa após a apresentação pública da lista do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV) para este círculo eleitoral e do lema para as legislativas “Um Cabo Verde para todos”, numa cerimónia presidida pela presidente do partido, Janira Hopffer Almada, e realizada no polivalente de Assomada, Santa Catarina, e com transmissão nas redes sociais.
“Santiago Norte é importante (…). Propomos retomar o caminho da transformação e colocar a região na senda do desenvolvimento. E, para isso pedimos uma maioria em termos de mandatos para que possamos ter forças a partir daqui, para que possamos junto com o poder central alterar as políticas públicas e mudar a vida da população”, concretizou o candidato.
É que, segundo ele, nos últimos anos o seu partido constatou que houve “um descaso” do actual Governo para com essa região iminentemente rural, criticando “desinvestimentos” nos sectores primários (agricultura, pesca e pecuária).
Para ele, o actual Governo preocupou-se com “pequenas obras”, em vez de resolver os problemas de Santiago Norte, região que, lembrou, continua com os “piores indicadores” sociais, com concertação de “pobreza extrema”, com menos pessoas com acesso à água potável para consumo, saneamento e casa de banho.
Por tudo isso, João Baptista Pereira afirmou que o actual Governo de Ulisses Correia e Silva, suportado pelo MpD, “descapitalizou completamente” a região, e prometeu que caso o PAICV for Governo vai retomar os investimentos em todos os sectores de desenvolvimento, refere a Inforpress.