São Vicente: Iniciativa de criação de área marinha protegida do Calhau com mais de cem assinaturas
Mindelo, 17 Mar (Inforpress) – A iniciativa que pretende criar uma Área Marinha Protegida (AMP) na zona do Calhau contou com a assinatura de mais de cem habitantes da comunidade piscatória, segundo o presidente da associação Biosfera, Tommy Melo.
O projecto para a nova AMP foi hoje apresentada por Tommy Melo ao Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca, que, a convite da Biosfera, descerrou a placa da empresa de ecoturismo “New Blue”, criada no âmbito do mesmo projecto e que servirá para fomentar actividades ligadas ao ambiente.
“Servirá para formar actividades que gerem recursos financeiros mas de forma sustentável, ou seja, para que a comunidade do Calhau possa extrair o seu sustento da mesma zona que será, provavelmente, uma área marinha protegida. Mas, que o façam de uma forma sustentável, resguardando futuras gerações e a eles próprios”, explicou a mesma fonte, à Inforpress.
Tommy Melo regozijou-se por a iniciativa ter conseguido a assinatura de quase toda a comunidade do Calhau, mais de cem assinaturas.
“Estamos todos juntos nisso, todos conseguimos vislumbrar um futuro promissor que consiga, a par e passo, demonstrar para o resto do País que é possível fazer um desenvolvimento comunitário dentro de uma área protegida salvaguardando os recursos e não se esquecendo da sustentabilidade económica das pessoas”, rematou.
Tommy Melo anunciou ainda que a proposta técnica da AMP já está finalizada e vai ser encaminhada ao Ministério de Agricultura e Ambiente para avaliação e aprovação e deverá ter o apoio do Presidente da República que assegurou que vai acompanhar o projecto e ajudar para que este vá adiante.
Ainda a convite da Biosfera, Jorge Carlos Fonseca esteve na tarde de
hoje na Ribeira de Calhau, onde pôde comprovar a colocação de um
primeiro Biodigestor na Quinta Ojuara, que deverá produzir gás e
fertilizantes através de dejectos de animais e ainda visitou a fábrica
Melo & Sequeira que se dedicará à produção de carpaccio através da
pesca sustentável.