Legislativas 2020/Santiago Sul: PAICV apela para mudança porque «Kabu Verde ka sta dretu»
Retomando o repto «Kabo Verde ka sta dreutu/Responsabilidade é di nos tudo» (Cabo Verde não está bem/Responsabilidade é de todos nós) lançado pelo mandatário nacional Avelino Bonifácio, a líder do PAICV contextualizou que o país passa por uma situação especial, com o monopólio e caos instalados no setor de transportes, com a agricultura abandonada, com as pescas à deriva, com a dívida externa fora do controlo, com a taxa de desemprego a disparar para 20% e com a saúde de luxo face ao agravamento dos seus custos com impacto negativo nas famílias pobres ou com fracos rendimentos. Apontou ainda o aumento da insegurança dos cidadãos com crimes mais complexos, a perda do poder de compra dos funcionários que não beneficiam de aumentos salariais, o setor do ensino desorganizado, entre outros aspectos.
A candidata a Primeira-ministra nas eleições de 18 de Abril lembrou que o atual governo de Ulisses Correia não cumpriu nenhuma das promessas mais importantes que fez : a criação de 45 mil empregos, o crescimento económico de 7%, a resolução dos problemas dos transportes, a construção de infra-estruturas importantes, nomeadamente o aeroporto de Porto Novo de Santo Antão, a via Rápida de Santiago, a conclusão do anel rodoviário do Fogo e o terminal de Cruzeiros em São Vicente.
Com a plataforma alternativa «Cabo Verde para Todos», Janira Hopffer Almada anunciou que, caso venha a ser eleita Primeira-ministra no pleito eleitoral de 18 de Abril, o PAICV vai recapitalizar TACV/CVA e retomar voos domésticos a custos mais baratos, investir para diminuir desigualdades sociais e reformar o sistema de segurança interna, criando a Guarda Republicana que, junto da Polícia Nacional, deverá privilegiar o policiamento de proximidade. Pretende também trabalhar para a inclusão social de todos e não para grupos, apostar num turismo sustentável em conexão com uma nova agricultura e pescas modernas, investir para melhorar e baixar os custos da prestação de serviços nos sectores da saúde, da educação e das Novas Tecnologias de Informação.
A líder do maior partido da oposição aproveitou a ocasião para agradecer o povo de Santiago Sul pelas vitórias alcançadas nas autárquicas de 25 de Outubro do ano passado nos concelhos da Praia, de São Domingos e da Ribeira Grande de Santiago. Janira Hopffer Almada apelou a todos presentes no acto desta quinta-feira a lutarem incansavelmente pela vitória de «Cabo Verde para Todos» no dia 18 de Abril, fazendo o combate político firme e permanente ao partido no governo. Tudo, segundo ela, porque « Kabu Verde ka sta dretu»(Cabo Verde não está bem) e a «responsabilidade é di nos tudo» ( a responsabilidade é de todos nós).