Ministério das Finanças de Cabo Verde promove formação em "Contabilidade Pública"
Segundo um comunicado a que este diário digital teve acesso, as 30 horas de formação, aos 40 quadros provenientes do Ministério das Finanças, conta com a participação do Instituto Nacional de Providencia Social (INPS) e da Agência Reguladora das Aquisições Públicas (ARAP).
A Formação tem como principal objetivo desenvolver conhecimentos e competências individuais na execução de técnicas da normalização contabilística para a Administração Pública, nomeadamente quanto aos fundamentos e aspetos essenciais no domínio da sua aplicação nos orçamentos e contas públicas, segundo as Normas Internacionais de Contabilidade aplicadas ao Setor Público (International Public Sector Accounting Standards – IPSAS).
Após a formação, espera-se que seja melhorada a qualidade do reporte financeiro das entidades pertencentes ao setor público, levando a que estas prestem aos seus stakeholders informação transparente e fiável, aumentando o nível de prestação de contas, conforme a nota.
"Os formandos irão adquirir a capacidades de análise e aplicação do IPSAS, sobretudo no que respeita as implicações da sua aplicação pela primeira vez numa entidade pública; conhecer os outputs e os resultados das demonstrações financeiras previstas nesta norma; saber identificar e compreender os objetivos, pressupostos, características qualitativas e elementos das demonstrações financeiras da Contabilidade Orçamental, Financeira /Patrimonial e de Gestão", diz em comunicado.
Sobre Pro PALOP-TL ISC Fase II
O Programa para a Consolidação da Governação Económica e Sistemas de Gestão das Finanças Públicas nos PALOP e Timor Leste tem como objetivo a melhoria da governação económica nos PALOP-TL.
O mesmo resulta da Parceria Estratégica entre a UE|PNUD, e conta com o financiamento da União Europeia em 7.7 milhões de Euros, administrados diretamente pelo PNUD.