Sal: Candidatos apresentam propostas para os sectores da pesca, saúde e habitação

A candidatura do PAICV pelo Círculo eleitoral do Sal, liderado por Démis Lobo, escolheu, este domingo de páscoa, 04, a cidade de Santa Maria para auscultar a população e apresentar as propostas para a comunidade. A comitiva dos tambarinas esteve de manhã em Santa Maria em atividades porta-a-porta, e à noite num comício com o presidente do PAICV, Janira Hoffer Almada, na mesma localidade para a apresentação publica dos canidatos a deputados.

A lista do PAICV promete, caso vença as eleições do dia 18 de abril, investir no sector da saúde, dos transportes e resolver o problema do défice habitacional na ilha do Sal. Para o mandatário do PAICV, Adiel Monteiro, em conversa com o Asemanaonline, é preciso fazer mais para alavancar o turismo na ilha, já que esta depende deste sector. “Nós queremos alavancar o turismo no país para que possamos voltar ao que éramos antes, em 2016. Muitas pessoas vêm das outras ilhas para o Sal à procura de um trabalho e de uma vida melhor. Por isso, nós queremos criar condições para que essas pessoas consigam se instalar no local. Queremos criar condições para que os micro-empresários não dependem somente do turismo e alavancar os seus negócios", reiterou.

Adiel Monteiro assegura ainda que o partido da estrela negra pretende ainda, caso vença as eleições, resolver o problema do deficit habitacional na ilha do Sal. “Nós pretendemos tomar as Casas para Todos e passá-las para a população. Se no caso tiverem degradados vamos reformar as casas e depois entregá-las à população", revelou.

Sob lema “Cabo Verde para Todos”, o PAICV promete ainda diminuir a taxa moderadora do hospital do Sal para 100$00.

UCID quer investir em novas tecnologias de construção para resolver o problema habitacional

Já a comitiva da UCID, liderado por Aldirley Gomes, esteve, este domingo, de manhã, na zona de Alto de Santa Cruz para auscultar e levar a mensagem de confiança e esperança à população.

Sob o lema "Basta dos mesmos! Somos opção", a lista da UCID também promete, através da sua página oficial no facebook, caso vença as eleições, introduzir novas tecnologias de construção, diminuindo o custo e o tempo de construção, estabelecer cooperação com os municípios para que possam disponibilizar Habitação para as famílias mais vulneráveis e em situação de risco; redefinir o papel da IFH que hoje funciona apenas como imobiliária; implementar Politicas de obtenção de casa própria adaptadas às condições reais de cada Familia; negociar com o Banco de Cabo Verde, enquanto entidade reguladora, condições de crédito mais acessíveis para a construção ou aquisição de habitação própria.

Por outro lado, Aldirley Gomes, cabeça-de-lista da UCID pelo Círculo eleitoral do Sal, defende que é preciso investir em outros sectores que não seja somente o turismo para alavancar a economia da ilha do Sal e do país. "Não podemos continuar inteiramente dependentes apenas do turismo. Precisamos estimular outros sectores económicos, nomeadamente a pesca, a agricultura moderna e a pequena indústria. Para garantir um mercado importante que não dependerá de fatores externos como é o caso do turismo, criamos condições internos para o abastecimento do próprio Mercado Turístico. Isso garante maior Justiça Social, qualifica os nossos cidadãos, e abre oportunidades para todos”, salientou

MpD promete construir um centro de saúde na Palmeira

Já a comitiva dos ventoinhas no Sal, liderada por Janine Lelis, esteve este domingo num encontro com os pescadores da localidade da Palmeira, e em atividades porta-a-porta, com os moradores da mesma região.

Com o lema "Cabo Verde no caminho seguro", a cabeça-de-lista do MPD pelo círculo eleitoral do Sal aponta que têm estado a passar uma mensagem “de confiança ao partido” que Governou por quatro anos o país. “Falamos sobre os nossos compromissos de 2016, demonstrando tudo aquilo que nós fizemos na ilha do Sal. Nós construímos o centro de saúde de Santa Maria e com uma forte parceria com a Câmara Municipal do Sal, requalificamos as estradas nas zonas de Chã de Matias, de Holandinha e de vários Bairros do Sal, bem como a realização da rua pedonal. Reforçamos a capacidade dos serviços médicos da ilha com equipamentos e resolvemos o problema de água canalizada em várias zonas”, revelou.

Para a localidade da Palmeira, a lista promete, caso vença as eleições de 18 de abril, construir uma nova escola, concluir a segunda fase de reconstrução do porto da Palmeira, fazer a manutenção da estrada que liga Espargos-Palmeira, construir de raiz de um Centro de Saúde, bem como reforçar a competência, com formações e a segurança dos pescadores.

As últimas eleições legislativas em Cabo Verde ocorreram no dia 20 de março de 2016, tendo o Movimento para a Democracia (MpD) vencido com maioria absoluta, ao eleger 40 deputados, o PAICV 29 e a UCID três.

Categoria:Noticias