SINDEP elege novo Líder: Jorge Cardoso anuncia dar um ultimato ao Governo que sair das próximas eleições para resolver a totalidade das reivindicações
Jorge Cardoso fez este anúncio no seu discurso de encerramento da magna assembleia da organização representativa dos professores, que decorreu, durante todo o dia de Sábado, no Hotel Vulcão.
Além da resolução das pendências referidas, o novo presidente do SINDEP avisa que vai exigir o cumprimento integral do Estatuto de Carreira do Pessoal Docente ao futuro governo que resultar das eleições gerais deste mês em Cabo Verde.
No plano interno, Jorge Cardoso anuncia proceder a uma restruturação profunda da organização, adaptando as estruturas aos novos tempos, ao mesmo tempo que convocará as eleições regionais para a renovação dos corpos gerentes.
O novo timoneiro do SINDEP quer ainda apostar numa «gestão transparente e contenciosa no tocante ao funcionamento da organização», priorizar a formação de dirigentes e delegados sindicais e implementar um plano de comunicação e imagem do SINDEP, apostando sobretudo nas novas tecnologias da comunicação e informação.
Exercício democrático e resultados eleitorais
APara muitos conferencistas, a V Conferência do SINDEP ficou na histórica deste sindicato, por ser a primeira que teve duas listas (A-encabeçada por Jorge Cardoso e B-liderada por Álvaro Cardoso) a disputar a liderança nacional. Segundo vários dos 136 delegados presentes, a mesma erigiu-se num grande exercício democrático interno, em que todos os concorrentes disputaram de forma serena e sem confrontos ofensivos entre as partes.
Por isso, o novo presidente eleito felicitou, no seu discurso de encerramento da conferência, a lista vencida, solicitando a todos os seus integrantes a darem o seu contributo para o engrandecimento e coesão do SINDEP, em defesa dos interesses da classe docente cabo-verdiana.
Conforme os resultados eleitorais, todos os 136 delegados votaram sim na sua lista de preferência – não se registou nenhum voto nulo ou contra. A Lista encabeçada por Jorge Cardoso obteve 79 votos contra os 57 de Álvaro Cardoso.
Já a votação a nível da Direção Nacional (DN) ficou assim ordenada: Lista-A 81 votos (21 mandatos) e a Lista-B 55 votos (14 mandatos).
No tocante à Comissão de Fiscalização e Contas, a Lista de Jorge Cardoso obteve 79 votos (4 mandatos) contra 57 (3 mandatos) da equipa de Álvaro Cardoso.
Em relação à Comissão de Disciplina, registou-se os seguintes votos validamente expressos: 78 para a Lista-A (4 mandatos) e 58 para Lista-B (3 mandatos).
A V Conferência do SINDEP debateu e aprovou o Relatório de actividades e Contas da organização, que foi apresentado pelo presidente cessante Nicolau Furtado. Um documento muito crítico sobre a situação socio-laboral reinante no país, que prometemos remontar neste jornal.
Conforme acompanhou este diário digital, a sessão da abertura foi presidida pelo Vice-Primeiro-ministro, em representação do ministro da Educação. De entre outros aspectos, Olavo Correia reiterou o compromisso do Governo em resolver as pendências da classe docente. Fotos: Imagem da V conderência