Espanha: Hidrogeólogos pedem investigação de águas subterrâneas
Os presidentes das três principais associações de águas subterrâneas de Espanha lançaram uma petição-conjunta para pedir às autoridades que invistam na investigação destes recursos, essenciais em períodos de seca.
“Contra a seca, águas subterrâneas, ocultas e esquecidas” é o título da petição lançada pelos presidentes da Associação Internacional de Hidrogeólogos, a Associação Espanhola de Hidrogeólogos e o Clube de Água Subterrânea, na qual lamentam não ser conhecido “com maior precisão” os recursos de água, superficiais ou subterrâneos, existentes.
O documento visa “chamar a atenção” para a importância de conhecer melhor esses recursos e para a necessidade de integrar técnicos especializados em hidrogeologia nas administrações, explicou à agência EFE Bartolomé Andreo, professor de Geodinâmica Externa e presidente da Associação Internacional de Hidrogeólogos.
Batolomé Andreo lamentou, ainda, a “falta de coordenação” entre os ministérios envolvidos nas questões da água: o Ministério da Economia, Inovação e Competitividade, que financia os projectos de investigação das águas no âmbito do Plano Nacional de Investigação, e o Ministério da Agricultura e Pescas, Alimentação e Meio Ambiente, responsável pela planificação hidrológica.
Em Espanha, explicou, muitas das maiores cidades abastecem-se de água superficial, mas há “municípios e cidades que se abastecem com águas subterrâneas”.