União Europeia quer elevar a parceria especial com Cabo Verde, embaixadora Sofia de Sousa

Cidade da Praia, 09 Mai (Inforpress)  – A embaixadora da União Europeia em Cabo Verde afirmou hoje que os estados membros têm uma equipa unida que se tem esforçado para trabalhar com as autoridades nacionais e cabo-verdianos para elevar a parceria União Europeia/Cabo Verde.

Sofia Moreira de Sousa deu estas garantias esta tarde na Praça de Safende, bairro escolhido para o acto simbólico da comemoração do Dia da Europa, em Cabo Verde, que se assinala hoje, sob o signo da união e da solidariedade.

Numa fusão da Língua Portuguesa e crioula, a embaixadora enalteceu a importância deste evento comunitário, num dia “tão importante” para a comunidade que celebra 71 anos da histórica Declaração de Robert Schuman, em 1950,  de que a paz e a prosperidade só podem ser alcançadas através de trabalho conjunto.

União, cooperação e solidariedade foram ideais de Robert Schuman, que Sofia Moreira de Oliveira retratou, explicitando que a Europa far-se-á através de “realizações concretas que criarão uma solidariedade de facto”, ressalvando que união, solidariedade e liberdade afiguram-se como valores da base da UE e das suas parcerias.

“São os valores que nos unem a este País, Cabo Verde. Estamos empenhados em parcerias que melhorem as condições de vida dos nossos povos. Porque as realizações das parcerias são feitas de pessoas,  quisemos continuar a nossa tradição em assinalar esta data com cabo-verdianos e cabo-verdianas num espaço público e aberto a todos”, referiu.

A praça da Safende foi embelezada com uma pintura mural concebida e executada pela artista portuguesa Rafi die Erste,  que interpretou a inclusão social, promoção de igualdade de género, cultura e turismo sustentável, áreas que a UE trabalha em parceria com Cabo Verde.

O trabalho foi realizado em estreita colaboração com a Associação Comunitária Amihos de Safende.

O bairro de Safende e a Associação Comunitária Amigos de Safende foram escolhidos, explicou a embaixadora, como uma “forma simbólica” de homenagear todos os que trabalham para a comunidade assim como para o País, numa altura em que “muita gente dedica a sua vida e o tempo a trabalhar para outros”, face à pandemia da covid-19.

SR/AA

Inforpress/Fim


Categoria:Noticias