Embaixada de Cabo Verde em Portugal e CCCV promovem sessão de contos infanto-juvenis

A Embaixada de Cabo Verde em Portugal e o Centro Cultural de Cabo Verde (CCCV)  promovem no próximo dia 14 uma sessão de contos infanto-juvenis ou estórias tradicionais dos países da CPLP.  

De acordo com uma nota informativa da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), o evento acontece no quadro das celebrações do Dia da Língua Portuguesa e da Cultura na CPLP e Dia Mundial da Língua Portuguesa, assinalados a 05 de Maio.  

Em missão permanente junto da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), a Embaixada de Cabo Verde em Portugal está a organizar um programa diversificado de actividades visando celebrar a data.  

Está prevista a exibição de três blocos de vídeos de contos infanto-juvenis ou estórias tradicionais dos países da CPLP através dos meios digitais do CCCV e da CPLP contados pelos próprios autores e contadores nomeadamente, entre eles Fernando Kawendimba, Benita Prieto, Adriano Reis, Kátia Casimiro, Luís Castro Patraquim, Rosabela Afonso, Conceição Lima, Pedro Maurício Okomo e Zé Camarada.   

No dia 15 será inaugurada a exposição colectiva arte na lusofonia com pinturas e esculturas de um ou dois artistas de todos os países da CPLP.  

Constam ainda da lista,  Ricardo Kapuka e Francisco Vidal, Filipe Barbosa e Rosana Ricalde, Ricardo Piedade e Oleandro Pires Garcia, Sidney Cerqueira e Irley Rivera, Eugénia Mussa e Mudungaze Dinguiraye, José de Guimarães, Ismael Sequeira e Valdemar Dória, e Gabriela Carrascalão.  

Para o dia 21 está prevista a realização da conferência “Desafios das línguas nacionais e da língua portuguesa nalguns países da CPLP – contextos locais/desafios globais”, em formato presencial e digital e conta com a participação de linguistas,  investigadores e escritores.  

A margem da conferência está prevista ainda um momento de poesia com Carlota Barros, Luísa Frestas, Jorge Viegas e Ronaldo Cagiano. 

Consta ainda do programa uma sessão musical por via digital na qual participam Débora Paris, Alfredo Costa, Kátia Barros, lenilson do Rosário, Flaviano Mindela e Stephan Almeida. 

AV/AA 

Inforpress/Fim 


Categoria:Noticias