Museu do café dos Mosteiros abre portas a partir de terça-feira

São Filipe,  17 Mai (Inforpress) – A Câmara Municipal dos Mosteiros procederá terça-feira, 18, à abertura oficial do museu do café instalado no antigo espaço do posto sanitário na cidade de Igreja.

A abertura do museu, de acordo com a autarquia, representa o culminar da primeira fase do projecto inscrito no Plano Estratégico Municipal de Desenvolvimento Sustentável e no programa de governação para o mandato 2020/24.

Nesta primeira fase todo o realce foi para a recolha, classificação e conservação de objectos que estarão em exposição, bem como a reabilitação do espaço onde funcionava o centro de saúde para a instalação do museu.

Nas próximas fases será dada “especial atenção” ao reforço da investigação, serviços educativos, serviços de promoção e marketing, áreas técnicas e de serviços, como sejam reservas, biblioteca, arquivo, mas também exposições temporárias, área de eventos, bar/restaurante e loja.

A abertura oficial será presidida pelo presidente da Câmara Municipal de Mosteiros, Fábio Vieira, na presença de vereadores, diretores de serviços da câmara e de um número reduzido de convidados, dado ao momento vivido em razão da pandemia da Covid-19.

Além da instalação do museu de café, que consiste na materialização de um “sonho muito idealizado”, a câmara, através do Plano Municipal de Desenvolvimento Estratégico e Sustentável (PMEDS), está a trabalhar num projecto denominada Rotas do Café, que consiste na reconstituição de todo o processo de cultivo do café, sinalização e definição de trilhos e rotas nas zonas do cultivo do café, mas também trabalhar o aspecto turístico, marketing e outro.

JR/AA

Inforpress/Fim

Categoria:Noticias