PR “optimista” quanto à participação de todos os chefes de Estado da CPLP na Cimeira de Luanda

Cidade da Praia, 17 Mai (Inforpress) – O Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca, mostrou-se hoje optimista quanto à evolução da pandemia da covid-19 e à participação de todos os chefes de Estado da CPLP na Cimeira de Luanda, a realizar-se-á no dia 17 de Julho.


O chefe de Estado cabo-verdiano fez estas afirmações em conferência de imprensa, realizada esta segunda-feira, no Palácio Presidencial, no final do encontro com o seu homólogo português, Marcelo Rebelo de Sousa, que efectuou uma visita de quatro horas a Cabo Verde.


Tendo em conta o actual contexto da pandemia da covid-19, em que as certezas são muito relativas, ressaltou Jorge Carlos Fonseca, as perspectivas são que o referido evento, que marca a passagem da presidência pro tempore da CPLP de Cabo Verde a Angola, seja realizado à semelhança dos anos anteriores, em formato presencial.


“Esperemos que desta vez todos os chefes de Estado possam estar presentes, porque essa cimeira vai ser simbólica, espero eu, do ponto de vista da construção e da assunção de um instrumento fundamental para a credibilização crescente da CPLP, da sua afirmação no plano internacional”, afirmou, apontando ainda a necessidade do reforço da credibilidade e da confiança dos cidadãos dos diferentes países do espaço lusófono.


Destacou a importância do evento para os Estados membros da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), lembrando que durante a cimeira será aprovada a convenção sobre mobilidade de cidadãos entre os Estados-membros da comunidade lusófona.


“Nós passaremos a presidência a Angola e nós faremos a transição já com o elemento crucial que é uma convenção sobre a mobilidade no espaço da nossa comunidade, convenção essa que para nós é um elemento fundamental para quem pretende ver a comunidade como espaço de cidadania, de povos e de pessoas”, afirmou, lembrando, por outro lado, que na Cimeira do Sal, em 2018, estiveram todos os chefes do Estado, com excepção do Presidente timorense, Francisco Guterres Lu-Olo.


Por sua vez, o presidente da República de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, destacou a forma como Cabo Verde presidiu a presidência da CPLP e a forma como preparou o dossier sobre a mobilidade no espaço lusófono.


“Queria cumprimentar o Presidente Jorge Carlos Fonseca, o povo cabo-verdiano, pela grande presidência da CPLP ( …) numa situação muito difícil, por causa da pendemia, conseguindo obter um acordo sobre a mobilidade, que é crucial para o futuro da nossa comunidade. A circulação na comunidade, aceite em termos inteligentes e flexível por todos os Estados irmãos, é uma obra sobretudo do Presidente Jorge Carlos Fonseca”, declarou


Cabo Verde acolheu, em 17 e 18 de Julho, na ilha do Sal, a XII Conferência de Chefes de Estado e de Governo da CPLP, cimeira que marcou o arranque da presidência cabo-verdiana da organização.


Angola assume a presidência rotativa da CPLP em Julho 2021, em substituição de Cabo Verde que lidera a organização desde Julho de 2018.


Os estados-membros da CPLP são Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.

CM/JMV

Categoria:Noticias