Preços dos produtos importados em Cabo Verde aumentaram 0,9% em Abril de 2021

De acordo com o último relatório divulgado pelo Instituto nacional de Estatísticas (INE), em Abril de 2021, o índice de preços da importação em Cabo Verde situou-se em 93,1 tendo registado um acréscimo de 0,9% relativamente ao mês anterior. “Os índices subjacente e volátil na importação cresceram 0,6% e 1,8% respetivamente, face ao mês anterior”, indica a fonte.

Os aumentos dos preços ocorreram na categorias de grupo “Bens Intermédios” (1,5%), que se explica, essencialmente, com a subida dos preços de “produtos transformados para a indústrias variadas” (6,0%), “Bens de capital” (3,0), que se justifica pela subida de preços de “máquinas” (3,0%) e “Combustíveis” (2,2%), deve-se à subida da única subcategoria denominada “Combustíveis” (2,2%).

Ainda segundo o INECV, as diminuições dos preços ocorreram nas categorias de “Bens de Consumo” (-1,1%), que se justifica pela descida de preços de “produtos alimentares primários” (-2,4%).

Queda de IPI em eermos homólogos

Nesse mesmo período em análise, o Índice de Preços da Importação (IPI) diminuiu 6,1%, relativamente ao mês de Abril de 2020. Comparativamente a este mês de 2020, os índices subjacente e volátil na importação, registaram decréscimos de 5,9% e 6,8%, respetivamente.

Índices de Preços da Exportação em baixa

De acordo com os dados do INECV, no mês de Abril de 2021, o Índice de Preços nas Exportações (IPE) situou-se em 97,1 correspondendo a uma diminuição de 0,5% em relação ao mês anterior. “Neste mesmo período, o índice subjacente na exportação assinalou um decréscimo de 1,6% e o volátil aumentou 2,5%, face ao mês anterior.

Descréscimo de IPE em termos homólogos

Conforme a mesma fonte, em Abril de 2021, a taxa de variação homóloga do índice de preços das exportações situou-se em -4,0%. Comparativamente ao mês de Abril de 2020, os índices subjacente e volátil na exportação registaram decréscimos de 4,0%.

Categoria:Noticias