Porto Novo: Criadores de gado esperançados numa solução ao problema dos cães vadios neste concelho

Conforme retrata Inforpress, o representante da Associação dos Criadores de Gado do Porto Novo, Romeu Rodrigues, disse que se trata de “uma boa iniciativa”, augurando “votos” de que os técnicos holandeses ajudem a encontrar “uma solução” para o problema dos cães vadios, que está a pôr em risco a actividade pecuária, neste concelho.

A problemática dos cães vadios tem estado no centro das preocupações dos criadores de gado, do Ministério da Agricultura e Ambiente (MAA) e das autoridades municipais que tinham admitido recorrer à caça e abate desses cães, que têm estado a dizimar o gado caprino no município.

O delegado do MAA, Joel Barros, avança a fonte, espera também, que a vinda dos técnicos holandeses a Porto Novo ajude a encontrar uma solução ao problema, evitando, assim, chegar à “situação extrema” de abate dos cães, que estão a matar o gado.

A equipa de técnicos, ligada ao projecto “Um cão, um amigo”, que está a ser implementado em Santo Antão, vai estar até aos princípios de Junho no Porto Novo para um estudo sobre os ataques ao gado (cabras, porcos, vacas) por parte de cães vadios e montar um plano de prevenção desses mesmos ataques.

Segundo a mesma fonte, a coordenadora do projecto, Iris van Maarschalkerwaart, explica que a ideia é montar um plano que traga “medidas práticas” visando a prevenção de conflitos entre os cães e o gado, além do manejo sustentável, eficaz e humano da população canina e educação sobre a propriedade responsável de cães.

Aliás, no âmbito do projecto “Um cão, um amigo”, está-se, em cooperação com o Ministério da Educação, a desenvolver, no Porto Novo, acções de educação sobre propriedade responsável de cães, prevendo-se que, em Outubro, um grupo de veterinários holandeses estará neste município para castrações.

O projecto “Um cão, um amigo”, iniciado em 2019, com a castração de “centenas” de cães no Paul e Ribeira Grande, prevê castrar cerca de 1.500 cães nos próximos cinco anos em toda a ilha de Santo Antão.

Categoria:Noticias