Cerca de 10% da população elegível já foi vacinada em Cabo Verde – Ministério da Saúde

Cidade da Praia, 09 Jun (Inforpress) – Um total de 33 mil pessoas já foram vacinadas em Cabo Verde, representando cerca 10 por cento (%) da população elegível para a vacinação contra a covid-19 e 45% da população com mais de 60 anos.

Os dados foram apresentados hoje pela coordenadora do programa de vacinação contra a covid-19, Ivanilda Santos, que avançou que 2.700 pessoas que tomaram a Pfizer já receberam a segunda dose.

O programa de vacinação contra a covid-19 arrancou em finais de Março, quando o país recebeu, no âmbito do covax da OMS, um total de 24 mil doses da Astrazeneca e 5.850 da Pfizer, tendo sido vacinados em primeiro lugar os profissionais de saúde e os idosos com mais de 70 anos.

O país recebeu mais vacinas de vários parceiros e a faixa etária baixou para até 60 anos e neste momento estão a ser abrangidos todos os cidadãos com mais de 45 anos, doentes crónicos e grupos profissionais, sendo a população elegível todas as pessoas com mais de 18 anos.

O processo, segundo a coordenadora, tem decorrido normalmente e neste momento o país dispõe de um estoque de 150 mil doses da vacina da Astrazeneca, devendo receber na próxima sexta-feira mais 50 mil Sinopharm (Grupo Farmacêutico Estatal chinês), perfazendo cerca de 200 mil doses de vacinas para serem aplicadas até Agosto.

De acordo com os cálculos, as vacinas disponíveis são suficientes para imunizar mais 30% das 330 mil pessoas que agregam a população elegível.

O Governo reitera a meta de vacinar até 70% da população cabo-verdiana com mais de 18 anos, até ao final deste ano.

“A meta é perfeitamente realizável. Nós estamos a trabalhar para conseguir mais vacinas e acredito que sim, no próximo ano teremos 70% da população elegível vacinada”, disse o ministro da Saúde, Arlindo do Rosário que esteve a visitar um dos centros de vacinação na cidade da Praia.

O ministro anunciou a aceleração do processo de vacinação em todo o país, com a vacinação por instituição e grupos profissionais e descentralização dos pontos em função dos grupos-alvo definidos.

“É um trabalho que exige boa organização, para que haja recursos técnicos e humanos para serem feitos, o plano já está bem elaborado e acredito, portanto, que até Agosto teremos uma percentagem muito significativa da população cabo-verdiana vacinada. E vamos continuar a trabalhar”, notou.

MJB/HF

Inforpress/fim

Categoria:Noticias