IGAE procede a selagem dos alambiques em todas as unidades de produção do país

Em comunicado, a IGAE solicita ainda aos produtores a suspensão voluntária das atividades de produção de grogue e também a disponibilização de todas as informações sobre o produto.

A mesma entidade informa que os produtores, que necessitam de prorrogação do prazo de industrialização, devem solicitar à Direção Nacional da Indústria, Comércio e Energia o pedido n este sentido devidamente fundamentado, com a informação relativo à quantidade da matéria-prima, à capacidade da fábrica e aos dias necessários para prosseguir a produção do grogue.

Conforme a mesma fonte, a Selagem dos alambiques permite disciplinar a atividade de produção do grogue, para que se possa ter um produto de qualidade, geradora de rendimentos e seguro para o consumo.

Em Cabo Verde, as ilhas de Santiago, São Nicolau e Santo Antão são os principais produtores de grogue. Segundo fontes oficiais, 82% da superfície da ilha de Santo Antão é ocupada por cana-de-açúcar, o grogue e derivados representam cerca de 30% do PIB, sendo o principal produto de exportação desta ilha.

AC/Redação

Categoria:Noticias