Cabo Verde sobe quatro posições no Ranking mundial de Ecossistemas de Inovação da StartupBlink

Segundo o site Oficial do Governo, após ter entrado pela primeira vez, em 2020, para o ranking de Ecossistemas da StartUpBlink, Cabo Verde aparece este ano na posição 87 a nível mundial, 9º posição a nível do Continente Africano e 3ª posição a nível da nossa sub-região (ECOWAS). De ressaltar que os três primeiros lugares do ranking mundial continuam a ser ocupados por Estados Unidos, Reino Unido e Israel, respetivamente.

Quanto aos Países de Língua Oficial Portuguesa, há apenas lugar para três países, nomeadamente Brasil que ocupa o 24º lugar, Portugal no 27º e Cabo Verde no 87ª. No que diz respeito ao continente Africano, os três primeiros lugares são ocupados pela África do Sul (48º a nível global), Kénia (61º a nível global) e Nigéria (63º a nível global), Cabo Verde ocupa a 9ª posição no Continente Africano.

Ainda conforme o relatório da StartupBlink, a nível de Marketing e Tecnologia de Vendas, Cabo Verde encontra-se na 51ª e em 72ª a nível de Software e Dados. A Cidade da Praia, subiu 38 posições, ocupando a posição 624ª a nível mundial e ocupa ainda a 12ª posição entre as principais cidades insulares.

"Não obstante, o cenário de incerteza e angústia global e o impacto negativo desta pandemia nos vários aspetos da vida do país, sente-se uma grande mobilização de empresas de base tecnológica, em resposta aos novos desafios, no desenvolvimento de soluções inovadoras suportadas por tecnologias, para ajudar a atenuar os impactos do coronavírus nas economias e na vida das pessoas", lê-se no documento.

Já o Secretário de Estado para Economia Digital, Pedro Lopes, garantiu que Cabo Verde fez "um grande esforço" para figurar, pela primeira vez, no ranking em 2020, mas também disse que o objetivo, a partir de agora, era em cada ano, subir posições "e foi isso que aconteceu".

"Esta subida no ranking é fruto do trabalho das nossas startups e dos nossos jovens que acreditam cada vez mais na tecnologia, como uma ferramenta de desenvolvimento económico e social e também o trabalho deste Governo que tem posicionado este setor como um setor estratégico para o desenvolvimento do País”, aponta.

De salientar que a Startup Blink, é sediada em Israel, dedica-se à investigação e mapeamento de ecossistemas de inovação para startups em 1.000 Cidades e 100 Países do mundo. O Relatório Global de Rankings da StartupBlink 2021 é baseado em um algoritmo desenvolvido nos últimos seis anos, resultando em um dos rankings mais abrangentes de ecossistemas de startups e inovação do mundo.

"Os resultados são gerados através da combinação de várias fontes de dados e algoritmos específicos que ponderam critérios como a Quantidade, a Qualidade e o ambiente de negócios", acrescenta a nossa fonte.

Categoria:Noticias