Festas de São João Baptista, município e Santa Isabel orçadas em 3.500 contos, diz presidente da Cámara

O presidente da Câmara Municipal da Boa Vista (CMBV) disse que a autarquia definiu o montante estimado em cerca de 3.500 contos para as festas de São João Batista, da Santa Isabel e do município, estas duas últimas que coincidem.

Apesar do contexto adverso por causa da pandemia, o edil boa-vistense acredita que as festas têm de ser bastante participadas parahonrar a ilha e os visitantes e para que as comemorações proporcionem momentos de alegria.

Cláudio Mendonça garantiu que as actividades respeitarão todas as regras sanitárias exigidas no momento para evitar a propagação do vírus, pelo que a autarquia está em plena articulação com todas as entidades locais, nomeadamente, a Policia Nacional (PN), a Delegacia de Saúde, os Bombeiros Municipais e a Protecção Civil.

Sobre a agenda do programa comemorativo das festas, que já decorrem desde meados deste mês, Cláudio Mendonça indicou que estão a ser realizadas varias actividades, culturais, ambientais, sociais e desportivas que se prolongam até meados do mês de Julho.

“O nosso programa focou um pouco naquilo que são as actividades que trazem aos criadores locais, artistas e artesãos, restaurantes e bares, alguma forma de ter algum rendimento dentro do quadro da programação das festividades”, disse o edil.

Na agenda religiosa, que considera ser a parte mais essencial do programa, destacou as missas de São João Batista, em Fundo de Figueiras, a 24 de Junho, e a eucaristia do dia 04 de Julho, em honra à Santa Isabel, no polivalente da Escola Secundaria em Sal Rei, e, no mesmo dia, está agendada uma sessão solene na Câmara Municipal da Boa Vista.

O edil boa-vistense acrescentou que haverá também a assinatura de protocolos com algumas entidades parceiras do desenvolvimento de Cabo Verde, nomeadamente, com a Comissão Nacional dos Direitos Humanos e com alguns municípios do país.

A nível cultural destacou o show instrumental ritmos de Boa Vista e a feira cultural de Santa Isabel enquanto no desporto indicou, entre outras actividades, a recepção de atletas campeões nacionais e atletas profissionais, assim como a tradicional regata de botes, desfiles de cavalos, que será substituída pela corrida de cavalos para evitar aglomerações de pessoas, ao mesmo tempo que serão distribuídos apoios de 100 sacos de ração aos criadores desses animais.

Quanto aos galardões, o edil afiançou que, sofreram naturalmente algumas alterações, por causa do contexto económico-social que se vive, pelo que pediu aos concorrentes e vencedores dos concursos a serem disputados nas diferentes provas desportivas e recreativas para receberem os prémios como um valor simbólico, justificando que em termos monetários, a autarquia não consegue sustentar grandes montantes. A Semana com Inforpress

Categoria:Noticias