Governo anuncia plano de emergência para combater mau ano agrícola

O Ministro do Ambiente e Agricultura, Gilberto Silva, anunciou, esta quarta-feira, 4, que o Governo vai implementar o plano de emergência de salvamento de gado e de mitigação da seca num montante de mais 700 mil contos. A informação foi avançada hoje durante uma visita do governante pelo interior da ilha de Santiago, para se inteirar dos problemas que os agricultores poderão enfrentar.

“Estamos a falar de um montante de pouco mais de 7 milhões de euros (mais de 700 mil contos) é o que estamos a prever, mas ainda estamos no início. Temos um planeamento macro e depois vamos fazer o planeamento operacional bastante territorializado, muito concreto. O plano de emergência vai ser aprovado a tempo e vai mais cedo do que costuma ser, isto para possibilitar uma maior organização possível das intervenções e mobilização de recursos”, explicou Gilberto Silva.

O responsável máximo pela pasta da agricultura avançou que as grandes medidas deste plano vão para o salvamento do gado, gestão adequada dos recursos hídricos, e para a criação de oportunidades de emprego para as famílias que não vão poder usufruir de nenhuma produção agrícola.

“O plano vai ter um carácter concreto nos concelhos de modo a podermos mitigar os efeitos da seca e do mau ano agrícola”.

Por outro lado, Gilberto Silva disse que o cenário do mau ano agrícola não é só nos concelhos visitados, mas sim ocorre em todo país, salvaguardando que poderá uma ou outra situação melhor, mas do ponto de vista estatístico não resolve a má situação do ano agrícola que se desenha no país.


Categoria:Noticias

Deixe seu Comentário