CMP vai manter o projecto da rua pedonal Abailardo Amado adaptando a infra-estrutura ali existente ao espaço
A garantia foi dada hoje, na Cidade da Praia, em de declarações aos jornalistas pela vereadora do planeamento territorial, infra-estrutura e gestão do espaço público, Khyra Varela, depois de uma visita ao espaço em questão.
“Esta semana vamos arrancar com as obras e no período máximo de um mês vamos devolver à população conforto e estabilidade”, garantiu a vereadora, asseverando que a cave existente no local vai ser adaptada à rua pedonal.
“Por isso, garantimos que não vai haver desenvolvimento volumétrico no local, não passamos da cave, tendo no máximo uma estrutura amovível para albergar comerciantes envolventes e outros negócios do bairro de Achada Santo António”, precisou.
Em relação aos investimentos já feitos pelo dono da obra garantiu que vai ser “devidamente compensado, enaltecendo a sua abertura em negociar com a edilidade em benefício da população e “encarnando um espírito de Praia para todos”.
No entanto, Khyra Varela esclareceu que as obras foram paralisadas porque havia dois projectos de arquitectura, uma concedida pela direcção de infra-estrutura e transporte da câmara para a construção da pedonal e outro pelo promotor da infra-estrutura para a edificação de um prédio de dois pisos para 25 lojas.
Perante esta situação, explicou que as obras foram paralisadas no sentido de procurar a melhor solução para a população de Achada Santo António, “que passa pela construção de uma pedonal e deixar a rua respirar, devolvendo à população o conforto e o bem-estar”.
Em relação às outras obras na Cidade da Praia, Khyra Varela adiantou que vão ser retomadas, esclarecendo que há obras financiadas pela câmara e outras do Programa de Requalificação, Reabilitação e Acessibilidades (PRRA).
A cerimónia do lançamento da primeira pedra da rua pedonal Abaiara Amado aconteceu em Julho do ano passado e foi presidida pelo então presidente da Câmara Municipal da Praia, Óscar Duarte. A Semana com Inforpress