Governo vai apresentar uma solução definitiva para a exploração de inertes na localidade de Baleia - Fogo
A informação é avançada na pagina oficial do Ministério da Agricultura e Ambiente.
A situação de extração de areia na localidade de baleia constitui um problema de várias dimensões nomeadamente ambiental, económica, social, pelo que, conforme o Secretario de Estado, “é preciso um estudo para que se tenha um projeto de solução que resolva de forma definitiva a situação da Baleia”.
“O Governo vai deslocar nos próximos dias uma equipa técnica da Direção Nacional do Ambiente junto com a delegação do ministério da agricultura e ambiente e outros parceiros à ilha do Fogo- Baleia, para preparar um projeto de solução que cubra as 3 dimensões anteriormente citadas incluindo a questão de segurança dos que ganham a vida na extração de areia”, disse Miguel Moura.
O governo explica que, com o projeto de solução para Baleia a extração de areia passará a ser feita de forma regrada, sustentável, com a economia a funcionar e famílias securitizadas à semelhança daquilo que acontece em Lazareto na ilha de São Vicente.
O Ministério reconhece que, na Baleia há um recurso ambiental que “deve ser explorado” de acordo com normas estabelecidas pela Direção Nacional do Ambiente.
Contudo, afirma que é preciso garantir a segurança dos trabalhadores, mas também do ambiente, pois “os recursos são finitos e devem ser bem geridos para que sirvam a esta e outras gerações”.