Onda tropical chega a Cabo Verde com chuvas de intensidade variável

O Arquipélago de Cabo Verde encontra-se sob a influência de um sistema de baixa pressão, situado a 120 milhas ao Sul da Ilha de Santiago, movendo-se em direção a Norte/ Noroeste das ilhas de Cabo Verde», lê-se no comunicado publicado no site do INMGF.

Alerta a mesma fonte para a possibilidade do agravamento do estado de tempo nas próximas horas em Cabo Verde. «Durante a sua passagem, o fenómeno meteorológico condicionará o estado do tempo nas próximas 48 horas, com ocorrência de precipitação de intensidade variável e agravamento significativo do estado do mar, com maior incidência nas ilhas de Sotavento durante o dia de hoje, terça-feira,03, e madrugada de amanhã, 04 de Agosto, atingindo as ilhas mais a norte (S. Vicente e Santo Antão), com menor intensidade».

O comunicado referido lembra que, com o início da época das chuvas, tais situações tendem a ser cada vez mais frequentes, pelo que a vigilância do estado do tempo no arquipélago e as previsões da sua evolução serão contínuas e atualizadas pelo Instituto Nacional de Meteorologia e Geofísica.

Autoridades em alerta

Entretanto, as autoridades nacionais já se encontram de alerta face à possibilidade da onda tropical com chuvas e ventos atingir Cabo Verde nas próximas horas. Na cidade da Praia, onde no ano passado a tempestade tropical atingiu fortemente as zonas baixas da cidade causando estragos vários, o presidente da Câmara Municipal, Francisco Carvalho, já realizou uma reunião da sua equipa interna, tendo planeado as medidas com intervenções a serem implementadas em casos de eventuais situações de emergência.

Já o presidente substituto do Serviço Nacional da Proteção Civil anunciou que todos os meios já estão montados para dar respostas a eventuais situações de emergência, sobretudo nas zonas mais críticas da Praia e das restantes ilhas de Sotavento e Barlavento. Hélio Semedo revelou ainda que toda a rede de apoio se encontra em prontidão para intervir, em parceria com as Câmaras Municipais, Forças Armadas, Cruz Vermelha de Cabo Verde, Os Bombeiros, entre outras instituições. Apelou ainda para todos os cidadãos, principalmente os das zonas críticas, estarem de alerta para contatos com os Serviços da Proteção Civil na iminência do mau tempo.

Categoria:Noticias