Cabo Verde com mais um óbito em Santiago, 49 casos novos em 24 horas

De um total de 846 amostras analisadas a nível nacional nas últimas 24 horas, as autoridades de saúde registaram mais 49 casos novos de covid-19, numa taxa de positividade de 5,8%, segundo o ministério cabo-verdiano citado pela Lusa.

Os novos infetados foram reportados na Praia (16), Santa Catarina de Santiago (sete), Tarrafal de Santiago (um), Ribeira Grande de Santo Antão (dois), Porto Novo (dois), São Vicente (10), Sal (quatro) e maio (sete).

No domingo, as autoridades saúde registaram mais uma morte, em Santa Catarina de Santiago, de uma pessoa idosa que não tinha sido vacinada contra a covid-19, elevando para 331 acumulado de óbitos associados à doença.

Conforme a mesma fonte, nas últimas 24 horas, mais 109 tiveram alta, passando o país a ter um total de 35.975 os casos considerados recuperados da infeção.

Em conferência de imprensa, o diretor nacional de Saúde, Jorge Noel Barreto, informou que nas últimas 24 horas foram encontrados 16 casos suspeitos e há 22 pessoas internadas nos hospitais do país, sendo quatro em situação crítica e desses três ainda não foram vacinados.

Com os novos dados, Cabo Verde chegou a um acumulado de 37.157 casos desde o início da pandemia, dos quais há ainda a contabilizar 827 casos ativos.

Na análise dos últimos 14 dias, o diretor nacional de Saúde lembrou que ainda há identificação de muitos casos no país, embora com uma tendência para uma "situação estacionária" ou de abrandamento, acrescenta a fonte deste jornal.

Mesmo assim, o porta-voz do Ministério da Saúde pediu "muita cautela", por entender que a situação pode modificar-se de um dia para o outro e voltou a apelar para o cumprimento das medidas de prevenção.

Relativamente à vacinação, o mesmo responsável informou que neste momento Cabo Verde tem uma taxa de cobertura com a primeira dose de 75,5% e de uma forma geral é de 30,8%, o que considera um "resultado bastante satisfatório", mas que vai aumentar nos próximos dias já que começou a haver um aumento exponencial de pessoas para serem vacinadas a partir de agosto.

Por isso, Jorge Barreto disse esperar que até final de outubro o país possa atingir a meta dos 70% de população adulta estimada com vacinação completa, ou seja com as duas doses.

Neste momento, ainda segundo o mesmo responsável, há 15 concelhos com uma taxa de vacinação acima dos 70% com pelo menos uma dose e três com 100% de vacinados com pelo menos uma dose, conclui a Lusa.

A covid-19 provocou pelo menos 4.689.140 mortes em todo o mundo, entre mais de 228,49 milhões de infeções pelo novo coronavírus registadas desde o início da pandemia, segundo o mais recente balanço da agência France-Presse.

A doença respiratória é provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de 2019 em Wuhan, cidade do centro da China, e atualmente com variantes identificadas em países como o Reino Unido, Índia, África do Sul, Brasil ou Peru.


Categoria:Noticias