Mais de seis dezenas de reclusos da cadeia civil de São Filipe já votaram nas presidenciais - Fogo
Mais de seis dezenas de reclusos da cadeia civil de São Filipe exerceram terça-feira, 05, e de forma antecipada, o direito de voto para as presidências de 17 de Outubro.
O delegado da Comissão Nacional das Eleições (CNE), Francisco Tavares, disse à Inforpress que ao todo foram 64 reclusos que pediram para exercer de forma antecipada o direito de voto no âmbito do artigo 213º nº 2 alínea b) e na última terça-feira exerceram assim os seus direitos.
Do total dos reclusos que requereram o voto antecipado, a esmagadora maioria é do município de São Filipe, 54, cinco dos Mosteiros, dois de Santa Catarina do Fogo e três da ilha Brava.
Além dos reclusos, a lei permite outras categorias profissionais o exercício de voto antecipado, desde que no dia das eleições estejam impedidos de o fazer por motivos profissionais, assim como aos doentes hospitalizados, tendo a CNE criado as condições para que um doente da ilha Brava, que se encontra nas instalações do hospital São Francisco de Assis, pudesse exercer antecipadamente o seu foto.
Além de votação antecipada, a delegação de CNE promove desde segunda-feira e até o dia 07 de Outubro, uma acção de formação para todos os membros das 57 mesas de assembleia de votos e dos fiscais de São Filipe, menos nove mesas de assembleias de votos das eleições autárquicas do ano passado e das legislativas de Abril, devido o aumento de número de eleitores por mesa, atingindo o máximo de 450 eleitores em cada assembleia de votos.
JR/JMV
Inforpress/Fim