Correios de Cabo Verde e Provedoria da Justiça reforçam parceria com assinatura de protocolo
Os Correios de Cabo Verde (CCV) e a Provedoria da Justiça assinam esta sexta-feira,08, um protocolo de cooperação para o estreitamento das relações entre as duas instituições e promover acções nas áreas estratégicas de interesses comuns.
Em declarações à Inforpress, o presidente do Conselho da Administração dos Correios de Cabo Verde (CCV), Isidoro Gomes, explicou que esta iniciativa se enquadra no Dia Mundial dos Correios, que se celebra anualmente no dia 09 de Outubro.
Esta parceria, segundo este responsável, visa dotar os cidadãos de mais um canal acesso aos serviços da Provedoria de Justiça, tendo em conta a proximidade existente entre as populações e os serviços centrais e descentralizados dos Correios.
“Este protocolo vai consistir essencialmente na detecçao, por parte dos Correios, da correspondência dos cidadãos para a Provedoria de Justiça. Hoje, esta interação funciona pela intermediação dos presidentes das assembleias municipais”, adiantou, realçando que os cidadãos têm tido alguma limitação, daí a decisão do reforço da cooperação institucional.
Isidoro Gomes especificou que esta iniciativa irá permitir a disponibilização nos serviços de atendimento ao público, de maquetes e sinaléticas informativas sobre o Provedor de Justiça, bem como a disponibilização de envelopes “porte pago” para os cidadãos enviarem suas queixas e comunicações, sem custos para os mesmos.
Informou, por outro lado, que para assinalar o Dia Mundial dos Correios, data em que foi fundada a União Postal Universal (UPU), cuja missão é integrar mundialmente os serviços postais e facilitar a comunicação entre os países associados, os Correios de Cabo Verde lançaram um concurso denominado “Melhor Redação sobre o tema Correios”.
“À semelhança dos anos anteriores, os CCV pretendem realizar um conjunto de acções alusivas a este dia, incluindo a dinâmica junto das escolas do ensino primário, na elaboração de uma redação sobre o tema Os Correios”, realçou, adiantando que a apresentação dos resultados será feita no próximo dia 14 de Outubro.
Os Correios de Cabo Verde é uma das instituições mais antigas do país. Existe desde 2 de Janeiro de 1849, quando o Governo Geral da Província de Cabo Verde mandou publicar no Boletim Oficial o Regulamento para o serviço dos Correios das ilhas, retificado pela Portaria nº 170-A, de 1852.
Ao se dotar os CCV do estatuto de sociedade anônima, em 1995, pretendeu-se, desde logo, muni-la de mecanismo para uma gestão com um grande grau de autonomia de modo a fazer face aos desafios que eram já conhecidos nessa época através dos estudos de viabilidade.
Os CCV passam a ter como objecto principal a exploração do serviço público de correios em todo o território nacional e a executar as convenções, acordos e regulamentos internacionais ligados à área dos correios.
CM/JMV