Cabo Verde vence Libéria com golo de Ryan Mendes
Cabo Verde venceu hoje, em casa, a Libéria por 1-0, em jogo a contar para a quarta jornada das eliminatórias para a Copa do Mundo de 2022, em futebol, consolidando assim o segundo lugar do grupo C.
Ryan Mendes foi o autor do tento, apontado aos 90 minutos, e que levou ao rubro os 1.500 adeptos que marcaram presença no jogo, que aconteceu no Estádio Adérito Sena, no Mindelo.
Depois da vitória por 2-1 na quarta-feira, em jogo da terceira jornada do grupo, Cabo Verde voltou a vencer, desta vez em casa, e fez a alegria do público, que regressou às bancadas do “Adérito Sena” com cânticos e batucada, após um período de afastamento devido à pandemia da covid-19.
Apesar do golo aos 90 minutos, Cabo Verde poderia ter marcado ainda na primeira parte. Aliás, os Tubarões Azuis tiveram duas oportunidades de golo, sendo a primeira aos três minutos, e a segunda aos 30 minutos.
Para a Libéria, a única oportunidade de golo aconteceu aos 24 minutos, numa jogada em que Abu Kamara desperdiçou uma hipótese de marcar quando recebeu um cruzamento do lado direito e cabeceou por cima da baliza de Vozinha.
A Libéria esteve muito bem no processo defensivo e a fazer pressão na fase de construção de jogo, com dois avançados, mas o jogo foi para o intervalo com resultado nulo.
Na segunda parte, as duas equipas voltaram ao relvado sem sofrer alterações. No entanto, aos 48 minutos Abrahim Soumaoro esteve quase a marcar com um remate que passou por cima da barra. Cinco minutos depois foi a vez de Cabo Verde oferecer perigo através de Nuno Borges.
Depois, o seleccionador de Cabo Verde, Bubista, fez sair Vagner Gonçalves, e Erikson Lima tendo entrado Garry Rodrigues e Kenny Santos.
A Libéria continuou a pressionar na zona de construção, mas Cabo Verde mostrava um jogo mais consistente do que na primeira parte. Aos 64 minutos, os “Tubarões Azuis” voltaram a fazer perigo na baliza da Libéria, através de um cabeceamento de Jamiro Alvarenga, que recebeu um cruzamento de Ryan Mendes.
Bubista voltou a mexer na equipa e fez sair Jamiro e João Paulo para entrar Gilson Tavares e Erickson Andrade, o que fez com que a selecção de Cabo Verde se tornasse agressiva após os 70 minutos de jogo, empurrando a Libéria para baixo do seu meio campo. E aos 78 minutos chegou a marcar, mas o golo foi anulado por fora de jogo.
O tento da vitória foi marcado aos 90 minutos por Ryan Mendes, que já tinha ameaçado a baliza minutos antes. O golo fez estremecer o público nas bancadas, ovacionando Ryan, que se dirigiu aos adeptos para festejar, mas foi admoestado com um cartão amarelo por ter tirado a camisola.
Com esta vitória Cabo Verde passa a depender de si mesmo para conseguir o apuramento para o Mundial. Basta vencer os restantes dois jogos, sendo um contra a República Centro Africana, em casa, e outro na Nigéria.
No outro jogo do grupo C, a Nigéria venceu a República Centro Africana por 2-0. Com estes resultados, a Nigéria continua a liderar o grupo, com nove pontos, enquanto Cabo Verde tem sete, a Libéria três e a República Centro Africana um ponto.
CD/CP