Presidente da República disse que tem jovens capazes de fazer o País crescer na área da economia digital

O Presidente da República (PR), Jorge Carlos Fonseca, disse hoje acreditar que Cabo Verde tem jovens capazes de fazer o País crescer na área da economia digital, augurando “futuro risonho” para o NOSi e para o Parque Tecnológico.

Jorge Carlos Fonseca fez estas declarações durante uma visita de cortesia, a última enquanto Chefe do Estado, que efectuou esta tarde ao Núcleo Operacional da Sociedade de Informação – NOSi e ao Parque Tecnológico de Cabo Verde, em Achada Grande Frentes, na cidade da Praia.

“Saio daqui mais convencido de que temos jovens, gente capaz e com competência para crescer. Sempre estive convencido de que a área das novas tecnologias, de informática, do digital, como por exemplo das línguas, é uma que o cabo-verdiano tem muito potencial, habilidade e capacidade”, disse.

Ainda nas suas declarações, o Chefe de Estado, augurou um “futuro muito risonho” ao NOSi, centrado mais na questão da governação electrónica e na promoção da economia digital e ao Parque Tecnológico, para outro tipo de metas e objectivos que têm a ver com o mundo empresarial, dos negócios, da prestação de serviços nacionalmente e também internacionalmente.

“Estou muito satisfeito e muito seguro de que Cabo Verde vai em bom caminho. Em todos os aspectos vai construindo uma democracia que é de referência. Apesar de todas as críticas, que são legítimas, eu também as faço, das insuficiências, dificuldades e até dos processos eleitorais”, acrescentou.

Para Jorge Carlos Fonseca, quando Cabo Verde aparece nos rankings mundiais, que o coloca em altos níveis, não é só “pelos lindos olhos”, mas sim porque isso é, de facto,  real.

Prosseguido, o PR afirmou que se pode ser crítico, mas talvez deva-se ter prudência de não usar uma postura de, às vezes, autoflagelação.

“Vejo que temos jovens competentes, ambiciosos que querem carregar o País e levá-lo a metas muito mais ambiciosas e transformar Cabo Verde num País verdadeiramente desenvolvido, uma economia moderna, competitiva para bem de todos os cabo-verdianos”, frisou.

Em 2018 o Presidente da República distinguiu o NOSi com a Primeira Classe da Medalha de Mérito, “em reconhecimento da forma abnegada e profissional, com que contribuiu para a valorização e afirmação da ciência e tecnologia em Cabo Verde”.

GSF/ZS

Categoria:Noticias