Coreia do Norte já testa mísseis com armas biológicas
A Coreia do Norte iniciou testes para carregar o antraz em mísseis balísticos inter-continentais, avança o jornal japonês “Asahi”. O relatório diz que os testes consistem em assegurar que o antraz sobrevive às altas temperaturas geradas durante a reentrada na atmosfera terrestre, indica a Bloomberg.
A Coreia do Norte possui entre 2,5 a 5 mil toneladas de armas químicas e é capaz de produzir agentes biológicos como o antraz e a varíola, alertou anteriormente a Coreia do Sul.
A Casa Branca já tinha adiantado, no seu relatório de Estratégia de Segurança Nacional, que Pyongyang estava a “testar armas químicas e biológicas que podem também ser colocadas em mísseis”.
“A Coreia do Norte é o país que deixa o seu próprio povo morrer à fome, que gastou centenas de milhões de dólares em armas nucleares, químicas e biológicas e que podem ameaçar a nossa pátria”, afirmou o relatório.
A Coreia do Norte afirma que concluiu o desenvolvimento do seu arsenal nuclear após ter lançado o novo Hwasong-15 em Novembro. Segundo as estimativas da Coreia do Sul, o míssil norte-coreano pode potencialmente sobrevoar 13 mil quilómetros e alcançar Washington, mas é necessária uma análise maior para determinar se era capaz de reentrar na atmosfera terrestre.