Líder da oposição condena ataques a jornalistas por um dirigente do MpD
A líder do maior partido da oposição acaba de escrever, na sua página de facebook, ter ficado «estarrecida e de boquiaberta» com o ataque virulento contra jornalistas, protagonizado por um alto dirigente do partido da situação. Em causa está um post (com o título TRANSPARÊNCIA: AFIRMAR, VANGLORIAR OU DEMONSTRAR?) que o deputado Emanuel Barbosa, vice presidente da Bancada do MpD, colocou na sua conta de facebook, atacando a presidente da AJOC, Carla Lima, por esta ter defendido a classe dos jornalistas.
«Estarrecida!Boquiaberta!Assim fiquei quando vi o Post, cujo Autor é um Alto Dirigente da Situação, com um ataque absolutamente virulento contra os Jornalistas! Estamos num Estado de Direito Democrático! Propalamos a liberdade de imprensa! Amanhã -03 de Maio Dia Mundial de Liberdade da Imprensa - não faltarão, seguramente, discursos de circunstância a tentar ’provar’como Cabo Verde está bem nessa matéria, atribuindo qualquer responsabilidade por eventuais ’referências negativas em relatórios ou descidas em rankings’ a entendimentos errados ou interpretações mal feitas», sustenta Janira Hopffer Almada.
Diante de tudo isto, JHA pergunta ande iremos parar com ataques tão virulentos aos Jornalistas, qual a razão do lançamento subreptício de suspeições em forma de perguntas e o que pretende o partido da situação com essa forma de actuação. Questiona ainda por que motivo se quer condicionar os Jornalistas, a aterrorizá-los em nome de quê.
«E tão grave quanto esse posicionamento, de todo condenável, por parte de alguém com tantas responsabilidades na ’Situação’, são os apoios implícitos que, em forma de gostos, lhe foram dados. Que alguém perca o sentido de Estado, o respeito pela liberdade de expressão e de opinião dos outros, é, de todo, lamentável! Mas que uma série de pessoas, muitas com responsabilidade, percam o sentido de Estado e o respeito pela liberdade de expressão e de opinião - e por que não de imprensa - já é, de todo, condenável», contesta a líder da maior partido da oposição em Cabo Verde.
Janira Hopffer Almada vai mais longe, apelando que ninguém deve ficar calado perante este ataque virulento a jornalistas. « Valores essenciais começam a ficar seriamente comprometidos! Por isso mesmo, ninguém deve ficar calado, fazendo de conta que não vê e não sente o que está a acontecer! O que está em causa é o País», conclui a presidente do PAICV na sua página oficial no facebook.
—
NR: O delírio ventoinha
Entretanto, o caso referido tem como antecedente uma foto que o Asemanaonline editou numa peça sobre a recente visita do PM a Angola, em que, ao lado de um governante local apareceu uma antiga ministra de Cabo de Cabo Verde pertencente à oposição. Isto foi o suficiente para o ventoinha entrar em delírio e atacar, num estilo típico de direita radical, os jornalistas do Asemanaonline . Esta mesma foto havia sido publicada em outras noticias/despachos sobre a referida visita em imprensa digital/agências da CPLP-Cabo Verde. Será que o deputado em causa não viu a mesma foto? O Asemanaonline está focado em informar os seus leitores, assumindo com humildade falhas ou imprecisões quando erra. Mas dispensa lições do deputado, que é um leigo no jornalismo. Seja como for, um obrigado por esta propagada que vem fazendo do Asemanaonline, que é o maior site do país e com forte penetração na CPLP. Apelamos aos nossos leitores, que estão em primeiro lugar, para se manterem
firmes e atentos. Vamos continuar juntos em prol da liberdade da imprensa.