Deputados do PAICV pedem requalificação da estrada Ribeira da Cruz/Chã de Norte no Porto Novo

Em nota de imprensa, os deputados do Partido Africano da Independência de Cabo Verde, eleitos pelo círculo eleitoral de Santo Antão, consideram que a construção da passagem hidráulica nessa via em 2018 “não resolveu o problema de isolamento de Chã de Norte”.

“A estrada entre Chã de Norte e Ribeira da Cruz é de terra batida e quando chove fica completamente intransitável”, avisam os eleitos nacionais do PAICV, segundo os quais a construção da passagem hidráulica na Ribeira de Chã de Norte, obra cujo orçamento ultrapassou os 18 mil contos, não resolveu o problema de acesso a essa localidade.

“Com efeito, a passagem hidráulica deveria integrar-se num projecto de requalificação da estrada, que apresenta traçados perigosos (já causaram acidentes graves) e com pisos normalmente em estado lastimável face à falta de manutenção nos últimos anos, situação que se agrava quando chove”, alertam ainda os parlamentares.

Os deputados do principal partido da oposição falam do “drama vivido pelos estudantes de Chã de Norte que, para deslocar-se diariamente à escola secundária na Ribeira das Patas, “precisam levantar-se de madrugada e fazer um percurso a pé de quatro quilómetros”.

“É que, face à natureza da via, os autocarros do município não podem deslocar-se à Chã de Norte e quando chove nem as carrinhas ligeiras se aventuram por essa estrada”, notam.

Com o regresso às aulas, avisam ainda os parlamentares, os estudantes de Chã de Norte podem correr o risco de “passar os próximos três meses a levantar-se de madrugada para fazer, diariamente, o percurso a pé até à Ribeira da Cruz, onde apanham o autocarro que os transporta até ao liceu, na Ribeira das Patas.

A Semana com Inforpress

Categoria:Noticias