Presidente da República apela ao envolvimento de todos na busca da excelência
O chefe de Estado, que falava à imprensa depois de efectuar uma visita ao agrupamento Nº8 do Ensino Básico Obrigatório (EBO), em Achada Grande Trás e Achada Grande Frente, na Praia, realçou que as famílias, os professores, os estudantes e toda a comunidade educativa têm feito um esforço enorme.
Segundo José Maria Neves, o país tem consentido grandes investimentos a nível da construção de estabelecimentos escolares, no reequipamento das escolas, desenvolvimento dos ensinos básico, secundário e superior e todo o sistema pré-escolar, mas defendeu que é preciso valorizar o trabalho de todos aqueles que estiveram envolvidos ao longo desses anos.
Na ocasião, lembrou que a educação é um direito de todos os cabo-verdianos, e que não é apenas uma tarefa do Estado, mas sim uma responsabilidade da sociedade civil, dos cidadãos principalmente dos pais e encarregados de educação.
“Mas é fundamental o envolvimento da sociedade civil, dos cidadãos, das empresas, das organizações não-governamentais (ONG), das igrejas, dos sindicatos, pais e encarregados de educação, enfim de todos para o desenvolvimento do nosso sistema educativo para busca de uma maior excelência”, sublinhou.
Neste sentido, apelou às empresas, ONG, a sociedade civil em geral para apoiarem o sistema educativo cabo-verdiano, para ajudarem na reabilitação, reequipamento e construção das escolas, na aquisição de equipamentos informáticos, no apetrechamento das bibliotecas, apadrinhando, e juntos agir no sentido de se alcançar uma educação de excelência que é o motor de transformação de qualquer sociedade.
O Presidente da República considerou que os professores são “extremamente importantes” e marcam a vida de qualquer estudante, mas realçou que a responsabilidade e comprometimento dos pais e encarregados de educação são fundamentais para ajudarem todo o sistema educativo, no sentido de melhorar, ainda mais, a educação em Cabo Verde e fazer com que seja “inclusiva e de excelência”.
Por outro lado, reconheceu que existem ainda desafios a serem ultrapassados, nomeadamente a nível laboral, de infraestrutura e de reabilitação.
“Espero que com um diálogo muito produtivo, com uma grande abertura de espírito, possamos chegar aos entendimentos necessários, porque a educação merece a participação e o contributo de todos”, defendeu.
José Maria Neves disse ainda que tem acompanhado as reivindicações dos pais e encarregados de educação e dos estudantes do antigo Liceu da Várzea, que foram transferidos para a escola Luar, em Terra Branca e pela escola secundária Cesaltina Ramos, mas também todo o esforço que o Governo tem feito para ultrapassar esses constrangimentos.
Entretanto, disse esperar que a nova infraestrutura escolar fique concluída o mais rapidamente possível para que todos os alunos possam ter aulas nas melhores condições e que os problemas pendentes sejam efectivamente ultrapassados até à inauguração da mesma.
A Semana com Inforpress