Câmara e Governo preparam plano de intervenção nas estradas danificadas durante as chuvas
A Inforpress soube junto da autarquia porto-novense que se está “a trabalhar com o Governo visando melhorar circulação rodoviária nas vias afectadas” pelas recentes precipitações no município do Porto Novo.
Para o ano de 2023, a Câmara Municipal do Porto Novo tem previsto no seu plano de actividades uma verba de cinco mil contos para reabilitação das vias carroçáveis.
As estradas de terra batida no interior do município do Porto Novo ficaram em “mau estado” depois das recentes chuvas, confirmam os próprios moradores, que têm estado a alertar para a necessidade de se introduzir obras de reabilitação nessas vias, que ligam várias comunidades.
A estrada Ribeira da Cruz – Chã de Norte suscita maior preocupação por ter ficado praticamente intransitável para a preocupação dos moradores, que, informou o porta-voz, Fredilson Ferreira, segundo o qual os moradores exigem o calçamento da via.
Na Ribeira dos Bodes, o representante da comunidade agrícola, Henrique da Luz, informou que a estrada sofreu danos durante as chuvas, mas oferece, mesmo assim, as condições mínimas para a circulação dos veículos.
A estrada que liga Chã de Cruz à Chá Norte está em “péssimas” condições, segundo os residentes no Planalto Norte.
Fidel Neves, morador e condutor residente neste planalto, explicou à Inforpress que esta via “há muito tempo” clama por intervenção dado o seu “péssimo estado”.
Outras estradas de acesso, designadamente para Manuel Lopes e Ribeira Fria, duas zonas agrícolas, precisam de obras de reabilitação, soube a Inforpress junto das populações.
O Governo já anunciou a requalificação em 2024 das estradas de acesso à Ribeira dos Bodes e Ribeira Fria, num investimento de 200 mil contos.
A estrada de acesso à Chã de Norte faz parte de um pacote de estradas que serão requalificadas nos próximos anos, no âmbito do plano estratégico de desenvolvimento do município do Porto Novo, horizonte 2020 – 2030.
A Semana com Inforpress