Alunos do 7º e 8º anos da escola de Cancelo vão ter oportunidade de iniciar aulas de TIC neste ano lectivo

A informação foi dada à Inforpress pela directora do agrupamento Norte com sede em Cancelo, Crislene Ramos, explicando que este é um grande ganho e uma “mais-valia” para a comunidade educativa, visto que, os alunos deste agrupamento não tinham nenhum contacto com o mundo tecnológico antes de iniciarem o percurso secundário a partir do 9º ano.

Segundo esta responsável, esta sala vai beneficiar todos os alunos do agrupamento, do 1º ao 8º anos, mas que nesta primeira fase, vão trabalhar com os alunos do 7º e 8º anos que em breve vão ter de iniciar o percurso no Ensino Secundário, um total de 162 alunos.

Conforme explicou Crislene Ramos, anteriormente os alunos do agrupamento iniciavam o liceu sem ter nenhum conhecimento ou domínio no mundo tecnológico, o que lhes causava algum sentimento de “inferioridade”, mas agora já têm a oportunidade de terem conhecimentos na área e vão ter uma base na área da informática, tanto é que para este ano lectivo 2023/24, os alunos do 7º e 8º anos já têm a disciplina de TIC no horário.

Além disso, apontou ainda que os alunos já têm agora um espaço para pesquisas académicas, permitindo-lhes assim desenvolverem mais as suas capacidades e conhecimentos em diversas matérias, pois a sala também tem Internet.

A sala foi inaugurada esta quarta-feira, 20, e encontra-se equipada com 20 computadores de mesa, um portátil e retroprojector e esta já é a terceira sala ofertada pela empresa espanhola de Tecnologias de Informação IZERTIS ao município de Santa Cruz, tendo sido a primeira instalada na Escola Básica Maria de Fátima Baessa, em Achada Campo, Pedra Badejo, no ano de 2019, a segunda na Escola Básica de Achada Fazenda, no ano de 2021.

No acto da inauguração, o presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz, Carlos Silva, considerou que este representa um “passo significativo” para promover a inclusão digital e fornecer aos alunos o acesso a recursos tecnológicos essenciais para o aprendizado.

Segundo a mesma fonte a empresa Izertis tem demonstrado o seu compromisso com a responsabilidade social por meio do programa de investimento em educação no município de Santa Cruz.

A cerimónia presidida pelo edil local contou com a presença do director nacional da Educação, Adriano Moreno, do PCA do NOSi, Carlos Tavares, do delegado da Educação, Paulino Oliveira, responsável da Izertis em Cabo Verde, Carlos dos Anjos, das autoridades locais e membros da comunidade educativa de Cancelo.

A Semana com Inforpress

Categoria:Noticias