São Miguel: Actividades culturais realizadas este fim-de-semana foram “um sucesso retumbante”

“Estamos a valorizar o património mundial, o património nacional e aquilo que de melhor Cabo Verde tem que é o mar”, afirmou Herménio Fernandes aos jornalistas, no final dos três eventos culturais.

O “sucesso” dos três eventos culturais, organizados pela Câmara Municipal de São Miguel, no âmbito dos 26 anos da criação do município e do seu santo padroeiro São Miguel Arcanjo, assinalado a 29 de Setembro, segundo o autarca, não é só porque a estratégia da edilidade está a funcionar, mas também por terem conseguido oferecer aos micaelenses, residentes e na Diáspora, e visitantes “um casamento perfeito entre a cultura, o mar e o comércio”.

Herménio Fernandes acrescentou ainda os três eventos que tiveram como palco o Centro Histórico e Cultural do Porto da Calheta, em São Miguel, e decorreram entre sexta-feira e sábado, tiveram como objectivo estimular o comércio local e o turismo, e ainda para valorizar talentos existentes nesse município santiaguense.

Na ocasião, assegurou que até ao momento todas as actividades culturais e desportivas realizadas no âmbito das festividades estão “a decorrer de forma ordeira” e tem levado muitos visitantes ao município de Sãso Miguel.

A terceira edição da Noite de Morna, que aconteceu na sexta-feira, 22, foi animada pelos artistas Zé Rui de Pina, Ivandra Tavares, Betty Gonçalves, Rui di Brava, Djacy Silva, Lizy Nunes, Neida Tavares e Banda Fulgêncio Tavares.

Já no Festival de Batuque e Funaná, em homenagem a Nha Mita Pereira, no funaná contou com actuações de Ferro Gaita, Tikai, Tabanka Ressa, Nildson Lila e banda, Pinta Manta e DR Sakis.

E no batuque as batucadeiras Herdeiros de Nha Mita Prera, Tradison de Terra, Fidjus di São Miguel, Fidjus de Varanda, Ribeira de São Miguel, Batucadeira di Kadjeta, Nha Joana, Rabenta Txabeta, Nova Esperança de Principal, Fidjus di Principal, Mondon de Eugénio Lima e Herança di Nós Terra.

A segunda edição da Feira Municipal de Artesanato e Delícias do Mar, que aconteceu entre sexta-feira e sábado, e com participação de 25 expositores locais e de outros municípios da ilha de Santiago, foi realizada pela edilidade micaelense, em parceria com a Associação de Pescadores e Peixeiras de São Miguel e Escola do Mar. A Semana com Inforpress

Categoria:Noticias